Apple perde responsável pela equipa de desenvolvimento de motor de pesquisa

Há algum tempo que se fala que a Apple poderá estar a desenvolver o seu próprio motor de pesquisa para substituir o Google nos seus equipamentos.

Embora a equipa conte hoje com mais de 200 elementos, a empresa americana sofreu agora um grande contratempo com a saída de 3 peças fundamentais.

parceria apple google
Publicidade

Apple mantém aposta em desenvolver o próprio motor de pesquisa

Em 2018, a Apple comprou a empresa Laserlike, uma startup composta por 3 antigos funcionários da Google que permitia encontrar sugestões de websites através da análise por IA e Machine Learning dos interesses e historial de pesquisa dos utilizadores.

A partir daqui, a empresa americana deu o pontapé de saída para o crescimento de uma equipa dedicada à pesquisa que tem desenvolvido as capacidades tecnológicas do Spotlight, da Siri e de outras funcionalidades relacionadas com pesquisa do seu ecossistema.

No entanto, nunca foi segredo que a Apple estaria também a tentar desenvolver o seu próprio motor de pesquisa, procurando criar uma alternativa ao Google.

google seach

Embora receba mais de 15 mil milhões de dólares ao ano para tornar este motor de pesquisa como predefinido no seu sistema, a Apple pretende unificar a experiência de procura nos seus equipamentos e controlar de forma mais eficiente a privacidade deste processo.

Porém, 4 anos desde o início destes desenvolvimentos, ainda não há sinais do motor de pesquisa. Além disso, a marca americana sofreu agora um revés, tendo visto os ex-fundadores da Laserlike, que ocupavam funções de direção e gestão do departamento de pesquisa, a sair de novo para a sua grande concorrente, a Google.

Face a estas saídas, a Apple irá continuar o desenvolvimento deste projeto, sem se saber se ou quando irá ser lançado.

minibanner apnx

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory