Apresentado em 2017, integrado no iPhone X, o Face ID é uma tecnologia de segurança e autenticação que utiliza a câmara TrueDepth 3D.
Em 2017, a Apple apresentava ao mundo o seu novo iPhone X, um smartphone que trazia um inovador sistema de desbloqueio facial, o Face ID. Usando a câmara TrueDepth 3D, esta tecnologia era anunciada como uma forma rápida e segura para substituir o Touch ID.
Após 3 anos de aperfeiçoamento desta tecnologia no iPhone, a Apple pretende agora implementá-la também nos novos Mac com Apple Silicon.
Apple Silicon irá permitir levar Face ID aos Mac
A equipa do 9to5Mac encontrou no código da terceira beta do macOS 11 Big Sur uma extensão com referência a “PearlCamera”. Este pormenor chamou logo a atenção por se tratar do mesmo código utilizado no iOS para se referir à câmara TrueDepth 3D e ao Face ID. Além disso, outros termos como “FaceDetect” ou “BioCapture” foram também descobertos.
A hipótese de que esta poderia ser uma função presente devido a código partilhado com origem no Catalyst foi também afastada, uma vez que este foi um desenvolvimento feito para o macOS.
Para reforçar esta ideia, a Apple registou uma patente onde mostrava formas de implementar o Face ID nos iMac e Macbook.
Esta parece ser então uma novidade que a Apple irá integrar nos seus próximos computadores e cuja integração se deve à utilização dos novos processadores ARM Apple Silicon, uma vez que a câmara TrueDepth utiliza um motor neural presente nos processadores da série A baseada nesta arquitetura.
Depois de conhecermos um primeiro resultado de benchmark destes processadores e de vermos como irão ficar as aplicações de iOS e iPadOS integradas neste sistema, sabemos agora que os novos processadores irão permitir adicionar várias novidades como o Face ID.
[su_button url=”https://techbit.pt/passatempo-ganhe-mi-band-5-versao-global/” target=”blank” background=”#333333″ size=”8″ icon=”icon: gift”]Quer ganhar uma Mi Band 5? Carregue aqui[/su_button]