Apple remove WhatsApp e Threads da App Store chinesa

O Governo chinês é complicado de conseguir ceder a qualquer pedido que envolva perder o controlo da população e, como tal, a Apple viu-se agora obrigada a aplicar um corte nas aplicações que disponibiliza aos utilizadores chineses.

A confirmação veio por parte da própria Apple que, desde o passado dia 19 de Abril de 2024, retirou a aplicação WhatsApp e Threads da lista de aplicações disponíveis para download na App Strore chinesa.

app store apple ios iphone ipad aplicacoes apps app
Publicidade

Apple não concorda mas “temos de cumprir as leis”

Numa altura em que a Apple tem vindo a perder clientes com no território chines, a notícia da retirada de duas grandes aplicações da Meta não vem ajudar a empresa de cupertino.

“Nós temos de seguir as leis dos países em que operamos. Até mesmo quando não concordamos”, explicou um porta voz da Apple.

shangai, china

A decisão surge como resposta a uma diretiva da Cyberspace Administration of China (CAC), o regulador da Internet do país, que alegou preocupações com a segurança nacional.

Alguns especialistas da indústria acreditam que esta medida esteja ligada à regulamento imposto em Agosto de 2023 que obriga todas as aplicações dentro da China a registarem-se com uma base de dados do Governo.

Apesar de ambas serem aplicações da Meta, apenas a WhatsApp e a Threads foram removidas, mantendo-se presentes na loja de aplicações da Apple outras aplicações da mesma empresa, como o Facebook e o Instagram.

whatsapp

A remoção destas duas aplicações da App Store vai criar algumas implicações em muitos utilizadores que poderiam recorrer, especialmente ao WhatsApp, para conseguirem comunicar com familiares e mesmo com parceiros fora do território chines.

Além do WhatsApp e da Threads, também a aplicação do Telegram e Signal foram removidas da App Store chinesa pelas mesmas razões.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory