Apple resolveu o problema com o Flipper Zero

A Apple conseguiu resolver o problema que estava a acontecer relacionado com o equipamento Flipper Zero que utilizava a ligação Bluettooth dos iPhone para subcarregar os equipamentos com pop-ups até que estes bloqueassem.

O problema foi, aparentemente, resolvido através da atualização do iOS 17.2. A confirmação veio por parte de testes feitos pela ZDNET e da publicação 9to5Mac enquanto a própria Apple ainda não terá confirmado nada.

flipper zero 6 Apple
Publicidade

Apple resolve problema de ataques feitos com o dispositivo Flipper Zero

O problema em questão levava a que todos os iPhone que estivessem a correr a versão 17 do iOS fossem inundados por pop-ups até chegarem ao ponto em que bloqueavam e se desligavam.

Este ataques realizado através da ligação Bluetooth dos equipamentos, era realizado recorrendo ao Flipper Zero, um pequeno equipamento com capacidades de hacking muito avançadas e que pode ser transportado no bolso.

De forma simples, o Flipper Zero é um pequeno equipamento, que custa aproximadamente $200 e apresenta um formato bastante portátil, que foi pensado para ser utilizado em testes de hackers de diferentes níveis de experiência técnica.

O dispositivo é mais pequeno que a grande maioria dos smartphones e está equipado com inúmeros rádios e sensores que conseguem intercetar e replicar sinais emitidos por sistemas sem chave física, sensores IoT, portas de garagens, cartões NFC e qualquer outro tipo de equipamento que comunique sem fios em curtos alcances.

Permite ainda ligar diretamente diferentes tipos de equipamentos para aumentar as suas capacidades além de permitir a instalação de software externo para acrescentar funções extra ao pequeno equipamento.

flipper zero

Este aparelho pode substituir comandos de TV, comandos de portões, etiquetas NFC, comandos de carros mais antigos, entre uma grande variedade de controlos sem fios.

Até à nova atualização de sistema, a única forma de prevenir ser vitima deste ataque era desligar por completo o Bluetooth do iPhone. Após os testes levados a cabo pela publicação ZDNET e pela 9to5Mac, após instalarem a atualização lançada para o iOS 17.2, apenas alguns pop-ups surgiram nos equipamentos, não sendo suficientes para os bloquearem.

zdnet iphone apple flipper zero Apple
Foto partilhada pela ZDNET durante os testes com um iPhone na versão 17.2 do iOS

Ainda não são conhecidas as alterações feitas pela Apple para resolver este problema, mas é certo que o Flipper Zero, para já, deixou de ser um problema de grandes dimensões para os utilizadores de um iPhone.

Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X