Apple Vision Pro – os óculos de realidade aumentada e virtual da Apple

São várias as empresas que já se lançaram no mercado dos óculos de realidade aumentada e virtual, agora a Apple junta-se com os Vision Pro, um “novo tipo de computador”.

Os Vision Pro prometem ser uma interação diferente dos restantes até porque recorrem apenas ao movimento dos olhos, gestos e a comandos de voz para ser operado e não em dispositivos físicos (ratos, teclados, comandos, etc).

Captura de ecra 2023 06 06 104549 apple vision pro
Publicidade

Apple Vision Pro vão custar 3499 dólares

Os Vision Pro são os primeiros óculos desenvolvidos pela Apple, um pouco mais tarde que todas as empresas concorrentes, mas a empresa de Cupertino promete um conceito diferente do que os utilizadores estão habituados.

Como já é normal com a Apple, a tecnologia não costuma chegar em primeira mão, mas sim com um “twist” no seu funcionamento. O mesmo se passa com os Vision Pro, uns óculos de prometem ser “uma espécie de novo computador” que não precisa de periféricos externos para ser operado, tudo acontece com base em comandos de voz, movimentos dos olhos e gestos.

Foi este o produto de destaque da apresentação da Apple, pois foi o equipamento que levou a palco a célebre frase da empresa “one more thing”, o que demonstra o investimento feito pela Apple nos Vision Pro.

Os Vision Pro contam com dois ecrãs micro OLED 4K, eye tracking, 12 câmaras, incluindo câmaras frontais para conseguir captar o ambiente em torno do utilizador, câmaras 3D e sensores LIDAR. Os óculos de realidade virtual e aumentada da Apple contam ainda com câmaras apontadas para baixo que servem para captar os movimentos feitos pelo utilizador que permitem então controlar e interagir com o ambiente virtual desenvolvido.

light seal fo87cv0zkcmm medium jpg apple vision pro

O processador M2 encontra-se presente neste equipamento acompanhado por um chip R1 que serve para o processamento das câmaras e sensores.

A ergonomia dos Vison Pro foi tida em mente e os óculos contam com uma parte modular de forma a garantir que assentam corretamente em todas as pessoas, com o bloco que encosta ao rosto a poder ser trocado por diferentes modelos, tamanhos e formatos.

Os óculos da Apple seguram-se à cabeça dos utilizadores através de uma faixa que envolve a traseira da cabeça, em vez do tradicional apoio superior na cabeça. Existe ainda um sistema de encaixe magnético para lentes corretivas de forma a que os utilizadores que necessitam de usar óculos no dia a dia não fiquem com a experiência Vison Pro estragada.

eye tracking on ln11reqs6mi6 medium jpg apple vision pro

A nível de sistema operativo a Apple desenvolveu o VisionOS, um sistema próprio para os Vision Pro. Os óculos integram ainda um sistema de autenticação por íris que apelidou de Optic ID, um sistema que a empresa considera mais seguro que o próprio Face ID utilizado nos restantes equipamentos da marca.

Pensados para uma interação com o mundo real mais natural

Os Vision Pro foram desenhados de forma a que exista uma certa ligação entre o utilizador e o mundo real, para que não fique completamente perdido no mundo virtual e se distancie do que o rodeia. Neste sentido, os óculos de realidade aumentada e virtual da Apple contam com um ecrã virado para o exterior que tem como objetivo replicar os olhos do utilizador.

around you bfdlxkwczahe medium jpg apple vision pro

Desta forma, transmite uma sensação de proximidade maior para que não pareça que a pessoa está completamente desligada do mundo real. O EyeSight, como a empresa apelidou este conceito, permite que as pessoas em redor possam perceber para onde está o utilizador a olhar ou se está, de facto, a interagir com o mundo virtual.

Pela negativa temos a forma de estes óculos serem alimentados. Não contando com uma bateria integrada, os Vision Pro estão dependentes de uma fonte de alimentação externa, um pack de baterias semelhante a uma powerbank comum que se liga ao equipamento através de uma ligação própria.

hardware base ecl2v43j73o2 large jpg apple vision pro

Durante a apresentação dos Vision Pro, a Apple fez questão de reforçar a ideia de que estes óculos conseguem ser utilizados como um ecrã virtual sobre o mundo, eliminando assim os limites impostos de espaço num ecrã tradicional, mas também se podem tornar completamente imersivo e transportar o utilizador para um mundo virtual e esquecer o local físico onde se encontra.

Os Vision Pro estão pensados para serem lançados apenas em 2024 e vão ter um custo de 3499 dólares.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory