h5n8jz6xbmp7ho5wzrzkh8db7odi8k

Archer AX23 – um router preparado para todo o tipo de casas

O Archer AX23 poderá ser uma boa opção a ponderar numa altura em que a segurança informática está constantemente a ser falada e em que cada vez existem mais dispositivos inteligentes em todas as casas.

Preparado para oferecer um bom controlo parental enquanto assegura as ligações de diversos equipamentos em simultâneo, o Archer AX23 é mais que um simples router que a TP-Link colocou no mercado.

20220418122818 IMG 1743 Archer AX23
Publicidade

Especificações gerais do Archer AX23

Para começar, o Archer AX23 – AX1800 Dual-Band Wi-Fi 6 Router pode funcionar como router principal ou como acess point. Compatível com Wi-Fi 6 consegue fornecer ligações de 5GHz e de 2.4 GHz de forma automática, sem existir a necessidade de criar duas redes em separado.

Assim que um equipamento se conecta, é analisada a compatibilidade e fornecido o tipo de ligação que mais se adequa às capacidades do dispositivo.

Como tem 4 antenas que podem ser direcionadas consoante a necessidade, o alcance do Archer AX23 é suficientemente bom por si só, sendo que o alcance máximo vai sempre depender dos obstáculos que existam pela casa.

O Archer AX23 conta ainda com suporte para o sistema OneMesh que, de forma fácil e intuitiva, permite criar uma rede Mesh com qualquer equipamento compatível. Este tipo de ligação, ao contrário dos repetidores de sinal comuns, permite que exista uma transição de um emissor para o outro sem que exista a necessidade de quebrar ligação entre o equipamento ligado e a rede.

OneMesh Archer AX23

Desta forma, em conjunto com os equipamentos compatíveis com o sistema OneMesh, o Archer AX23 já permite começar a criação de uma casa com cobertura de rede completa de forma mais fácil e eficiente.

Segundo a Tp-Link, o Archer AX23 consegue suportar 4x mais dispositivos ligados em simultâneo que a média de routers no mercado. Desta forma é seguro dizer que poderá ligar uma casa 100% inteligente à rede sem problemas de velocidade.

Aplicação Tether

A aplicação Tp-Link Tether (disponível para Android e iOS) é o centro de controlo do Archer AX23. Para fazer a ligação inicial é simples e intuitiva.

Basta ligar os respetivos cabos de ligação, esperar que as luzes estejam estáveis e é quase carregar apenas no botão “seguinte”. O processo de configuração é bastante automático requerendo muito poucas interações por parte do utilizador.

Ainda na aplicação é também permitido definir quais os equipamentos ligados que devem ter uma ligação prioritária e os que devem ter uma ligação normal. Além disso, para quem quiser ter um controlo maior sobre os mais novos, pode definir perfis dedicados a cada utilizador consoante as restrições que quer aplicar.

É possível bloquear o acesso a determinados sites assim como definir um tempo limite para a utilização da rede por parte daquele dispositivo. O Archer AX23 vai gerir todos os comandos de forma discreta sem que os mais novos consigam perceber que se trata de uma restrição aplicada.

Caso seja necessário, poderá ainda criar uma rede de convidados em separado da rede principal para poder fornecer a quem venha de fora uma ligação à internet sem comprometer os seus equipamentos de casa.

Dentro da aplicação é ainda possível atualizar de forma automática o Archer AX23.

Velocidades e alcances

No cenário de testes que conseguimos realizar, a comparação foi feita com o router da operadora NOS.

Colocados no mesmo local, o alcance dos dois routers foi, de certa forma, semelhante. Havendo algumas paredes pelo meio e uns quantos espelhos e canalizações, ambos ofereceram o mesmo alcance.

tp-link archer ax23

O cenário já foi diferente nas divisões que se encontravam em linha reta onde existiam apenas paredes pelo meio (sem qualquer outro tipo de material que pudesse interferir com o sinal), o Archer AX23 já conseguiu fornecer uma ligação mais forte e estável que o router da NOS.

Em termos de velocidades atingidas, por norma, as velocidades máximas quando ligados ao Archer AX23 foram sempre ligeiramente superiores aquelas conseguidas quando ligados ao router da NOS quando nos encontrávamos numa divisão diferente daquela onde os routers estavam instalados.

tp-link archer ax23

Podemos então concluir que o Archer AX23 consegue oferecer uma ligação mais estável e com um maior alcance quando o caminho se encontra mais desimpedido. Também em casos de sinal mais fraco, a velocidade de ligação foi sempre estável e rápida.

Contas finais

Após uma analise geral do Archer AX23, podemos concluir que é possível ter melhorias dentro de casa após a instalação do equipamento.

Archer AX23 dimensoes e portas Archer AX23

Conseguimos melhorar o sinal obtido em algumas divisões assim como a velocidade de ligação de forma geral. Além disso, o controlo que a aplicação oferece para poder gerir todos os equipamentos ligados torna-se útil à medida que se vão acrescentando equipamentos inteligentes em casa.

Os smartphones e televisões passaram sempre a ser os dispositivos prioritários do Archer AX23, para que todos em casa conseguissem estar a ver filmes/séries sem interrupções e sem falhas de rede (como acontecia alguma vezes quando ligados em simultâneo ao router da NOS) da mesma forma que o computador, as lâmpadas inteligentes ou o aspirador conseguem estar ligados sem a necessidade de serem prioritários pois tratam de tarefas mais simples.

tp-link archer ax23

O sistema OneMesh sem dúvida que poderá ser uma vantagem para diversas casas que, apesar do alcance extra, vão na mesma necessitar de alguns repetidores de sinal. Sendo compatíveis com o sistema, é uma forma de aumentar o sinal sem gastar tanto como com um sistema mesh completo e mantendo as facilidades e conveniências do mesmo.

O Archer AX 23 poderá ser adquirido a partir de cerca de 70€.

Tp-Link Archer AX23

70€
9

Configuração inicial

10.0/10

Estabilidade da ligação

10.0/10

Conetividade

9.0/10

Aplicação

9.0/10

Design

7.0/10

Pros

  • Conetividade de um maior número de equipamentos em simultâneo
  • Aplicação com diversas opções de controlo de rede
  • Ligação OneMesh
  • Preço

Contras

  • Design pouco apelativo para estar à vista

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade