Ataques informáticos: cibercriminosos atacam diariamente com 400 mil novos ficheiros maliciosos

A Kaspersky partilhou os números de 2022 referentes aos ataques informáticos realizados e os especialistas descobriram em média 400 mil ficheiros maliciosos distribuídos diariamente.

Estes valores indicam um crescimento de 5% em comparação a 2021 no que diz respeito aos ataques informáticos realizados.

Hacker PC Virus Ataque Ransomware ataques informáticos
Publicidade

Ataques informáticos por ransomware tiveram um aumento de 181%

Os sistemas de deteção da Kaspersky descobriram, em média, 403 mil novos ficheiros maliciosos diariamente no decorrer dos últimos 10 meses de 2022. Em comparação, cerca de 380 mil destes ficheiros foram detetados todos os dias em 2021, o que demonstra que houve um aumento de 5% no que diz respeito aos ataques informáticos.

No total, os sistemas da Kaspersky detetaram cerca de 122 milhões de ficheiros maliciosos em 2022, mais 6 milhões do que no ano anterior.

image 7 ataques informáticos

Os investigadores da empresa especialista em segurança informática detetaram que a percentagem de ataques informáticos por ransomware encontrados diariamente aumentou 181% em relação a 2021, atingindo 9500 ficheiros de encriptação por dia.

Estre outras ameaças existentes, as soluções de segurança da Kaspersky detetaram ainda o crescimento de 142% na parcela de Dowloaders (programas maliciosos que instalam novas versões de malware ou aplicações indesejadas em dispositivos infetados).

Windows continua a ser a plataforma mais atacada

Entre as diferentes plataformas existentes no mercado, os ataques informáticos são dirigidos sempre com alvos específicos. Apesar de diversas alternativas, o sistema Windows continua a ser o alvo principal dos ataques informáticos realizados em 2022.

Em média foram descobertos quase 320 mil ficheiros maliciosos que atacavam equipamentos Windows. De todos os ficheiros maliciosos espalhados, 85% deles visavam o Windows.

Hacker PC Virus Ataque Ransomware

Contudo, não existem apenas ataques informáticos dirigidos ao Windows. A Kaspersky detetou também que a percentagem de ficheiros maliciosos nos formados do Microsoft Office distribuídos diariamente duplicou (236% de crescimento).

Houve ainda um aumento de 10% na percentagem de ficheiros maliciosos utilizados em ataques informáticos que visam a plataforma Android todos os dias. Assim, para além dos ficheiros Windows e Office, os utilizadores do Android tornaram-se também alguns dos alvos favoritos para ataques informáticos.

Android malware virus

“Considerando a rapidez com que a conjuntura de ameaça expande os seus limites e o número de novos dispositivos que surgem na vida quotidiana dos utilizadores, é bem possível que, no próximo ano, detectemos não 400.000 ficheiros maliciosos por dia, mas meio milhão! Ainda mais perigoso é que, com o desenvolvimento do Malware-as-a-Service, qualquer principiante em esquemas fraudulentos possa agora atacar dispositivos sem qualquer conhecimento técnico de programação. Tornar-se um cibercriminoso nunca foi tão fácil.”

Vladimir Kuskov, head of anti-malware research na Kaspersky

Conselhos Kaspersky

  • Não descarregar e instalar aplicações a partir de fontes não confiáveis
  • Não clicar em quaisquer ligações de fontes desconhecidas ou anúncios online suspeitos
  • Criar palavras-passe fortes e únicas, incluindo uma mistura de letras minúsculas e maiúsculas, números e pontuação, bem como ativar a autenticação de dois fatores
  • Instalar sempre as atualizações. Algumas delas podem conter correções de questões críticas de segurança
  • Ignorar mensagens a pedir para desativar sistemas de segurança para software de escritório ou cibersegurança
burlas online phishing cibercrime ransomware internet seguranca portal da queixa
  • Utilize uma solução de segurança robusta adequada ao seu tipo de sistema e dispositivos, tais como Kaspersky Internet Security ou Kaspersky Security Cloud. Dir-lhe-á quais os sites que não devem ser abertos e protegê-lo-á contra malware
  • Manter sempre o software atualizado em todos os dispositivos que utiliza para evitar que os atacantes se infiltravam na sua rede, explorando as vulnerabilidades.
  • Estabelecer a prática de usar senhas fortes para aceder a serviços corporativos. Utilizar autenticação multi-factor para o acesso a serviços remotos.
  • Escolher uma solução de segurança de endpoint comprovada, tal como Kaspersky Endpoint Security for Business, que esteja equipada com capacidades de deteção baseada no comportamento e controlo de anomalias para uma proteção eficaz contra ameaças conhecidas e desconhecidas.
kaspersky data breach malware ransomware ciberseguranca
  • Utilizar um conjunto dedicado para uma protecção eficaz de endpoints, detecção de ameaças e produtos de resposta para detectar e remediar atempadamente até mesmo ameaças novas e evasivas. Kaspersky Optimum Security o conjunto essencial de proteção de pontos terminais com poderes de EDR e MDR.
  • Utilizar as informações mais recentes da Threat Intelligence para ficar a par dos TTPs reais utilizados pelos agentes de ameaças.
nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory