A guerra das fabricantes de impressoras contra os tinteiros compatíveis não é recente e tem já bastantes episódios.
Criando um novo capítulo, a HP lançou uma atualização recente para as suas impressoras que está a bloquear os dispositivos com tinteiros de terceiros.
HP está a bloquear impressoras com tinteiros compatíveis
Em 2016, a HP lançou uma atualização para as suas impressoras que impedia a utilização de tinteiros compatíveis.
Esta decisão foi muito contestada e levou até a multas para a fabricante que foi obrigada a reverter a sua decisão.
Agora, tudo indica que a HP está a aplicar novamente esta estratégia ao surgirem vários relatos, no Reddit, de utilizadores de impressoras desta máquina.
Estas denúncias mostram uma mensagem nas suas impressoras que as mantém bloqueadas por utilizar tinteiros não oficiais.
Até ao momento a HP ainda não se pronunciou sobre esta situação, mas a linha de apoio refere que esta é uma atualização que está a ser enviada para as impressoras e que não há, por agora, forma de reverter ou de ultrapassar o bloqueio.
Bloqueio de impressoras é legal?
Em 2016, a HP foi obrigada a reverter a sua decisão por não poder proibir que fabricantes de tinteiros produzissem produtos compatíveis com a sua impressora.
A lei americana e europeia estão do lado do consumidor e permitem apenas que os fabricantes de impressoras possam colocar avisos contra a utilização de tinteiros não oficiais, desde que estes possam ser ignorados.
Tendo em conta que esta nova atualização volta a não permitir a utilização de tinteiros de terceiros, esta medida deverá ser novamente considerada ilegal caso a HP decida continuar a lançar esta atualização para as suas impressoras.