Backups do WhatsApp serão encriptados

A troca de mensagens já é, atualmente encriptada, mas os backups realizados na cloud estão disponíveis para qualquer pessoa que consiga aceder às contas dos utilizadores dos serviços de armazenamento.

Ainda em versão de testes, o WhatsApp, rede que pertence ao grupo do Facebook, está a trabalhar para disponibilizar para todos os utilizadores um backup encriptado de todas as conversas.

whatsapp
Publicidade

Nem a equipa do WhatsApp vai conseguir ajudar em caso de necessidade

Atualmente todas as mensagens enviadas e recebidas no serviço de comunicação são encriptadas, isto significa que são codificadas de forma a que se forem intercetadas por alguém que não seja o recetor não podem ser (de forma fácil pelo menos) lidas.

No entanto, o serviço disponibiliza atualmente algumas formas de realizar um backup constante das conversas para o caso do utilizador perder o smartphone ou necessitar apenas de trocar de equipamento.

whatsapp encripted

Estas opções asseguram que uma cópia de tudo o que foi enviado e recebido está ali guardado para que possam ser restauradas a qualquer momento. O problema é que, apesar de através do WhatsApp ninguém conseguir aceder às conversas, se acederem à conta onde o backup é realizados estas já podem ser lidas sem grandes entraves.

De forma a combater esta situação, a WABetaInfo adiantou ainda antes da própria empresa responsável pelo serviço, que existem trabalhos que já estão em andamento para encriptar deforma independente os backups realizados na cloud.

Além disso, confirmaram ainda que na versão beta para Android (2.21.15.5) esta opção já pode ser ativada.

whatsapp ecriptado

No entanto, existe um pequeno contratempo para aqueles utilizadores que se esquecem facilmente das passwords e códigos pessoais. Existe um código de 64 dígitos associado a esta encriptação que, caso aconteça o utilizador esquecer-se dele ou perder o acesso ao código, nem mesmo a equipa de suporte do WhatsApp vai conseguir ajudar.

Perdendo o código, qualquer utilizador vai perder também o acesso ao backup encriptado de todas as conversas.

Estando ainda numa versão de testes, alguns utilizadores beta ainda estão a ter alguns problemas em começar a utilizar esta nova funcionalidades, recebendo uma mensagem de erro durante o processo.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade