A Consultora OnStrategy considerou a empresa Bang & Olufsen a marca com a melhor reputação global, consolidando as dimensões emocial e racional.
O destaque dado à Bang & Olufsen decorreu do resultado do primeiro estudo de perceção associada à reputação das marcas de luxo em Portugal
Bang & Olufsen com maior destaque que a Apple em Portugal
O mercado das marcas de luxo em Portugal foi avaliado, pela primeira vez, pela OnStrategy e os resultados obtidos destacam duas marcas.
Em primeiro lugar o maior destaque foi atribuído à empresa Bang & Olufsen como sendo a marca de luxo com melhor reputação global em Portugal, resultando da consolidação das dimensões emocional e racional.
A Bang & Olufsen é uma empresa dinamarquesa especializada em equipamentos de áudio e televisão de alta gama. A empresa foi fundada em 1925 e começaram por produzir um rádio que funcionava com corrente alternada.
Hoje em dia a Bang & Olufsen encontra-se presente em diversos mercados pelo mundo fora, incluindo Portugal, onde a marca tem 3 espaços em Lisboa (Amoreiras, El Corte Inglês e Cascais), um espaço em Aveiro, um espaço na cidade do Porto e um em Vila Nova de Gaia.
A Apple também se encontra entre as marcas de luxo em Portugal, mas neste caso ficou com um destaque menor, tratando-se da Marca com Melhor Reputação Emocional.
Este trabalho é desenvolvido em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), assentando numa abordagem qualitativa que identifica espontaneamente as marcas e também numa abordagem quantitativa para avaliar os indicadores de reputação emocional e racional (50 atributos associados às dimensões de envolvimento emocional, qualidade de produto, qualidade de serviço, inovação, cidadania, governo, liderança e resultados financeiros).
A base trata-se de um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 7.000 cidadãos online e presencialmente / telefone, sendo os mesmos representativos das classes A e B da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.
Numa escala de 100 pontos, e entre mais de 100 marcas identificadas e avaliadas, setores de atividade, penas 49 marcas destacam-se com uma perceção de robustez (entre 70 e 80 pontos) e nenhuma em nível de excelência (mais de 80 pontos):