Beoplay P2: pequena mas com uma grande voz

A Bang & Olufsen já nos habituou com equipamentos de som surpreendentes e com uma qualidade construção elevada.

Desde o design até à qualidade de som, não costumam desiludir e, com a Beoplay P2 conseguiram provar que, mesmo sendo uma coluna pequena, é possível oferecer um som acima do esperado.

A coluna tem dimensões reduzidas, podendo facilmente ser levada na mão, mas consegue oferecer uma distribuição de som de 360º e um volume surpreendente para o seu tamanho.

B&O Bang & Olufsen Beoplay P2
Publicidade

Características gerais da Beoplay P2

As dimensões da coluna são o esperado para uma coluna que é suposto ser portátil. São 80mm x 140mm x 28 mm que culminam num peso total de cerca de 275g já incluindo a grade de alumínio anodizado coberta por jatos de pérolas e a pequena pulseira de couro genuíno para facilitar o transporte.

Por dentro encontramos uma potência de 2 x 15 W classe D para woofer e tweeter e podemos contar com uma faixa de frequência entre os 68 e os 21.000 Hz. Segundo as indicações, o máximo que a coluna atinge são os 86 dB SPL.

A Beoplay P2 conta com uma única entrada USB-C, com Bluetooth 4.2, um microfone e uma autonomia de até 10 horas em reprodução contínua. Tem ainda um pequeno LED para indicar o estado da coluna e da bateria.

É ainda possível configurar diversas opções de equalização para a coluna através da aplicação Bang & Olufsen. A Beoplay P2 conta ainda com resistência a salpicos e poeiras.

Utilização diária da coluna

Sendo de fácil transporte, rapidamente atiramos a Beoplay P2 pra dentro da mochila e saímos de casa sem grandes preocupações com o pesar na mala ou com os danos, uma vez que o material utilizado é bastante resistente a quedas e mesmo pequenos riscos como conseguimos (por acidente) comprovar.

B&O Bang & Olufsen Beoplay P2

Ao olharmos atentamente para a coluna pode parecer confuso, tendo em conta as colunas deste género, o facto de não encontrarmos um único botão físico no aparelho. Quer dizer, temos um, o botão On/Off que se encontra na parte inferior da coluna na zona onde está inscrito o logo da B&O.

Assim que carregamos nesse único botão acende-se o pequeno LED no topo da coluna, ouvimos um pequeno aviso sonoro e está pronta a funcionar.

Todo e qualquer controlo de volume é realizado no aparelho ligado à coluna e apenas a qualidade sonora fica ao encargo da Beoplay P2. Apesar de tudo, a parte superior da coluna serve para alguns controlos que podem ser alterados e configurados através da aplicação Bang & Olufsen, disponível para Android e iOS.

Bang & Olufsen B&O App

Este tipo de “botão” é chamado de OneTouch e permite ao utilizador selecionar o que quer fazer. As opções oferecidas na coluna são as ilustradas na imagem:

Um ponto que nos surpreendeu assim que começamos a testar a coluna foi que o máximo oferecido por um aparelho tão pequeno é, de facto, bastante elevado para o que estávamos a contar. Superou até algumas televisões quando colocadas no volume máximo e com a vantagem de oferecer zero distorção.

Os graves são bastante bem suportados pela Beoplay P2 e facilmente este dispositivo consegue preencher todos os cantos da casa como se fosse uma coluna grande.

B&O Bang & Olufsen Beoplay P2

Como possuí um microfone integrado é possível atender chamadas através da coluna (recorrendo também à funcionalidade OneTouch). As pessoas com quem falámos ouviam-nos bem, sem interferências ou sem dar a entender que estávamos em alta voz e nós também fomos capazes de ouvir tudo o que era dito sem qualquer problema.

Utilização ao ar livre

Um problema encontrado na maioria das colunas pequenas é que quando são utilizadas em espaços abertos, como o exterior, não conseguem ter capacidade suficiente para oferecer uma experiência de elevada qualidade pois, por norma, o som é menos difundido nestes aparelhos.

Com a Beoplay P2 claro que não conseguimos ter a sensação de estarmos numa sala de concertos ou mesmo de manter a 100% a capacidade de difusão em 360º percetível, mas este pequeno gadget conseguiu superar colunas concorrentes de marcas mais comerciais sem grande esforço.

B&O Bang & Olufsen Beoplay P2

Os testes foram feitos com uma Flip 2 da JBL, uma coluna da Xiaomi e também uma Flip 3 da JBL (que não conseguimos incluir nas fotos). Os resultados frente a frente com as duas colunas da JBL foram muito renhidos, em especial com a Flip 3, em termos de volume máximo.

No entanto, onde a Beoplay P2 se destacava mais era na qualidade de som que conseguia oferecer (mais nítido e limpo) e na falta de distorção que, em alguns dos sons reproduzidos as colunas da JBL distorceram um pouco quando colocadas no máximo.

Aplicação Bang & Olufsen

Se tivermos de apontar um ponto negativo em toda a experiência de utilização da Beoplay P2 esse teria de ser a aplicação da marca. Não é que seja má, mas também não podemos dizer que é boa.

B&O Bang & Olufsen Beoplay P2

Inicialmente foi complicado configurar a coluna com a aplicação que, por muitas tentativas que fizéssemos nunca era detetada, estivesse a coluna já emparelhada via bluetooth com o smartphone ou não.

Depois verificámos que em equipamentos Android mais antigos, neste caso foi um Samsung Galaxy Tab S2, com Android 7, o controlo de som não funciona a 100%. Se aumentamos o som através do tablet ele não aumenta o da coluna em si, temos de abrir a aplicação e mover a barra de controlo de volume.

Já em equipamentos mais recentes ao ligar a coluna o controlo de volume do telemóvel assume o controlo de volume da coluna através da aplicação e aí sim a interação funciona sem problemas.

Sendo uma coluna portátil não existem muitas funcionalidades que possam ser configuradas (além da função OneTouch). Sendo que o foco são os equalizadores que, na nossa opinião, o que funciona melhor em quase todos os ambientes é mesmo o perfil Ideal. Claro que podemos sempre personalizar ao nosso gosto a equalização da coluna.

Veredito final

De forma geral, a experiência com a Beoplay P2 foi surpreendente pela positiva. Sabemos que os preços praticados pela marca não são os ais acessíveis, mas também compreendemos que a qualidade tem de ser paga de alguma forma.

Neste caso concreto, tratando-se de uma coluna que não é, de todo, a mais recente da marca, já é possível encontrar a Beoplay P2 a preços mais acessíveis (a rondar os 60/80€).

B&O Bang & Olufsen Beoplay P2

De forma resumida, o equipamento oferece uma boa autonomia, um som muito melhor que o esperado neste tipo de gadgets, tem capacidades para preencher uma casa inteira com um som rico e bem equilibrado e ainda tem a vantagem de poder receber as chamadas sem que seja necessário recorrer ao telemóvel para tal.

É fácil de transportar e, tanto num ambiente interior como exterior, consegue comportar-se ao nível de equipamentos de tamanhos superiores.

Uma coisa que gostávamos de ver presente na coluna eram mesmo os botões físicos de controlo de volume que dão sempre jeito para não termos de recorrer ao smartphone (ou outro equipamento ligado) para aumentar ou diminuir o volume da coluna.

Beoplay P2

175€
9.3

Design

9.0/10

Qualidade de Construção

10.0/10

Qualidade de Som

10.0/10

Conetividade

8.0/10

Pros

  • Leve para transportar
  • Material de construção resistente a quedas
  • Qualidade de som face ao tamanho

Contras

  • Configuração da app B&O
  • Falta de botões para controlo de volume na coluna

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade