Em maio de 2019, o governo americano impôs várias sanções à Huawei que limitaram significativamente a atividade da marca chinesa.
Com a subida ao poder de Joe Biden, o novo presidente dos Estados Unidos, as restrições serão agora analisadas, podendo haver um alívio destas medidas.
Joe Biden poderá aliviar restrições contra a Huawei
A Huawei tem passado por grandes dificuldades no mercado, depois das restrições americanas a impedirem de aceder a alguns componentes chave para o fabrico dos seus produtos.
Embora algumas medidas tenham sido aligeiradas no final de 2020, permitindo à marca chinesa recuperar alguns fornecedores, poderá agora ver o governo de Biden facilitar ainda mais a sua operação.
Quem afirma é Gina Raimondo, governadora de Rhode Island e nomeada para a pasta do comércio, que admitiu que as medidas irão ser revistas consoante a opinião da indústria, dos aliados e da avaliação de risco para a segurança e economia americana.
A Huawei poderá assim recuperar algum espaço no mercado, embora já tenha o seu percurso definido para lançar o seu próprio sistema operativo, o Harmony OS, e para desenvolver os seus próprios componentes, algo que deverá afetar a economia americana.