Black Friday vai continuar a atrair um grande número de consumidores às lojas

Com a Black Friday a chegar, dia 25 de novembro, o Portal da Queixa decidiu fazer um estudo sobre os hábitos dos consumidores para esta época do ano. A conclusão é que pelo menos 50% dos inquiridos admite que vai aguardar pelo dia da campanha para efetuar as suas compras.

Apesar da Black Friday estar a perder alguma relevância no mercado, face a anos anteriores, tudo indica que este dia vai continuar a atrair um grande número de consumidores às lojas (físicas e online).

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Prendas de Natal podem ser comprada na Black Friday

Dia 25 de novembro as lojas preparam-se para receber, uma vez mais, uma maior afluência de consumidores em busca dos melhores preços possíveis na campanha de Black Friday. Este dia é, geralmente, visto como o dia em que os descontos atingem os maiores valores do ano (em artigos selecionados).

O Portal da Queixa quis saber como seria o comportamento dos consumidores em 2022 e realizou um estudo sobre os hábitos que estes pretendem adotar. Pelo menos 50% dos inquiridos relata que vai aguardar pelo dia oficial da Black Friday para realizar a compra desejada, na esperança de que o preço ainda se torne mais apelativo.

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O estudo ainda relatou que 27% vai aproveitar a ocasião para comprar as prendas de Natal.

Analisando o ano 2021, a maioria das compras da Black Friday foram feitas online, pelo que se espera uma repetição do cenário este ano. Para ajudar a evitar fraudes e roubos, o Portal da Queixa relança o movimento social #NãoSejasPato onde são partilhadas dicas sobre literacia digital.

A Check point já havia também alertado os consumidores para os perigos e riscos associados a esta época da procura pelos melhores descontos e pelos preços mais baixos, sendo uma oportunidade muito bem explorada pelos cibercriminosos.

Os consumidores acabaram por perder um pouco do interesse na Black Friday porque, segundo indicam, existem promoções o ano inteiro, no entanto, o facto de o custo de vida estar a aumentar faz com que as pessoas andem mais atentas às alterações de valor dos artigos de interesse ou de maior necessidade.

Quando questionados, para o Estudo Black Friday 2022 realizado pelo Portal da Queixa by Consumers Trust, se têm por hábito esperar pelas promoções de dia 25 de novembro para realizarem as compras, 49,60% dos inquiridos respondeu que “sim” e 50,40% que “não”.

Apesar dos 27% que aproveitam o dia para tentarem comprar as prendas de Natal, existe ainda a maioria esmagadora de 73,60% que diz não estar interessado em avançar com as compras de Natal na Black Friday.

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À pergunta “Em 2021 realizou compras no âmbito das promoções de Black Friday?”, apenas 28% respondeu que “sim”, e 72% respondeu que “não”. Também aqui, em comparação com o estudo de 2021, verifica-se a tendência de descida face a quem fez compras o ano passado: menos 2% do que em 2020.

O inquérito permitiu perceber que o comportamento dos consumidores, de facto, está a mudar, com 77,50% a indicar que “não faz sentido” as promoções de Black Friday face às promoções que existem ao longo de todo o ano. No entanto, 22,50% dos portugueses acha que a iniciativa continua a fazer sentido.

Tecnologia domina o interesse dos consumidores

O estudo do Portal da Queixa analisou ainda quais as categorias de maior interesse para as compras pensadas pelos consumidores para este dia de descontos e, sem grandes surpresas, a tecnologia (telemóveis, computadores, televisões, etc.) é a categoria que mais se destaca com 60,10%. Em segundo lugar vem o setor da Moda (roupa e acessórios) com 47,90% seguido pela Belexa e Cuidado Pessoal (cremes, perfumes, etc.) com 19%.

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Em seguida aparece a categoria Livros/Música/Papelaria com 15,70%, Produtos Infantis com 7,40%, Alimentação e Bebidas com 6,90%, Mobília e Decoração com 6,60%, Cuidados Animais com 5,50%, Viagens com 2,50% e Bilhetes para eventos com 0,60%.

Quanto á forma como pensam realizar as compras na Black Friday, os consumidores ponderam realizar as compras nas lojas físicas (39,90%), online (49,30%) e em ambos os locais (10,70%).

Já no que se refere ao valor médio do investimento, 30,30% gastou na Black Friday de 2021 entre 0€ -100€; já 31,70% gastou entre 101€ – 250€ e 22,60% admitiu ter adquirido artigos entre 251€ – 500€. Já 8% dos inquiridos revelou ter feito compras entre os valores 501€ – 750€ e 7,40% gastou acima dos 750€.

portal da queixa

“Uma vez mais, percebemos através do estudo realizado que a Black Friday está a perder impacto entre os consumidores. Esta é uma tendência anteriormente verificada no ano passado e que sai agora reforçada tendo em conta os resultados. Face a todos os momentos de promoção que existem ao longo do ano, comprar durante a Black Friday começa a não ser uma prioridade para os consumidores, apesar do contexto atual e da permanente subida de preços em vários setores. Parece-nos, também, que os consumidores têm, atualmente, uma atitude mais consciente e informada, levando-os a comprar apenas o que realmente necessitam, sem se deixar levar impulsivamente pelas promoções da Black Friday.”

Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa by Consumers Trust

#NãoSejasPato

As boas oportunidades que se podem apanhar na Black Friday podem trazer consigo um lado negro da experiência das compras online. Esquemas fraudulentos e vendas enganosas têm tendência a aumentar nesta altura do ano, com os problemas de cibersegurança a intensificar-se com o desejo de encontrar e aproveitar o melhor preço possível em todos os artigos.

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De forma a ajudar os portugueses a fazerem as suas compras de maneira segura, o Portal da Queixa relança o movimento social #NãoSejasPato onde os consumidores têm acesso a dicas e recomendações de segurança – de marcas como OLX, MB Way, Worten, CTT, EuPago e Kuanto Kusta – e onde podem ainda realizar um quizz para avaliarem a sua literacia digital em compras online.

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