Black Friday fez disparar o valor gasto em compras online

O comércio online tem vindo a crescer cada vez mais e, segundo a análise realizada pela SIBS ao dia da Black Friday (25 de novembro) mais de um quinto do valor gasto neste dia foi em compras online.

Em comparação ao ano anterior, a Black Friday de 2022 superou os 18% registados no mesmo comportamento no ano anterior.

black friday sale smartphone descontos shopping compras
Publicidade

MB Way também teve destaque na Black Friday

Os hábitos dos consumidores estão em constante alteração e, afim de analisar como tudo vai mudando, a SIBS folhou para os números registados nas compras realizadas na Black Friday, onde foi possível observar algumas alterações face a anos anteriores.

A última Black Friday ocorreu a 25 de novembro de 2022 e os portugueses investiram ainda mais em compras online, com mais de um terço (22%) do valor gasto pertencer às transações realizadas na rede.

image 6 black friday

Este valor supera os 18% registados no ano 2021 e que tem vindo a aumentar nos últimos anos, com 2020 a registar 16% e 2019 a registar 12%.

Alinhado com o crescimento das compras online, a Black friday também marcou o crescimento da plataforma MB Way que tem ficado cada vez mais popular entre os portugueses. Nesta data, a plataforma foi utilizada 17,3 vezes mais nas compras em lojas físicas do que em 2019 e 5,9 vezes mais nas compras online.

Nos últimos anos os consumidores têm optado por dispersar a decisão de compra pelos vários dias em que os comerciantes decidem apostar mais fortemente nas promoções de Black Friday (entre 21 e 28 de novembro). Devido a este cenário, o dia da Black Friday de 2022 verificou um menor crescimento de valor de compra face à média do mês de novembro quando comparado com o período homólogo.

mb way

Mais concretamente, houve um crescimento de 1,35 vezes vs 1,5 vezes em 2021. Além disso, alinhado com esta evolução, o total de compras na Black Week aumentou 12% face ao ano passado.

Já na Black Friday, o dia 25 de novembro, o crescimento foi de 7%, enquanto o valor médio de compras desceu 5,4% face ao ano anterior, passando de 42,7 euros para 40,4 euros.

Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos na Black Friday, os maiores crescimentos continuam a verificar-se nas categorias de “Moda e Acessórios” (2,6 vezes de crescimento face à média diária do mês de Novembro), “Beleza Cosméticos e Perfumes” (2,1 vezes), “Material Desportivo e Recreativo” (1,6 vezes) e “Jogos, Brinquedos e Bens de Puericultura” (1,5 vezes). No Top 5 deste ano verificou-se a entrada da categoria de “Decoração e Artigos para o Lar” e a saída da categoria de “Tecnologia”.

black friday sale smartphone descontos shopping compras

A nível distrital, é em Coimbra, Braga e Bragança que se verifica o maior crescimento de compras na Black Friday face à média do mês de novembro, enquanto os distritos mais a sul, Santarém e Portalegre estão entre aqueles que apresentam menor crescimento.

nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory