BPI desafia startups portuguesas a resolver problemas do amanhã

O BPI lançou um desafio às startups para ajudarem a resolver problemas que irão surgir no futuro.

Candidaturas encerram a 12 de dezembro.

BPI lança desafio às startups

O BPI lançou a 7ª edição dos Prémios EmpreendeXXI (PEXXI) para apoiar o talento das startups de base tecnológica e digital que demonstrem capacidade de dar resposta aos desafios do amanhã.

Até 12 de dezembro, as empresas com menos de três anos de atividade podem candidatar os seus projetos através da página web da iniciativa.

A iniciativa é dinamizada pelo BPI em Portugal e pelo CaixaBank em Espanha, através da DayOne, a sua divisão especializada para empresas tecnológicas e seus investidores.

Os Prémios EmpreendeXXI decorrem nos dois países, em paralelo, no caso das categorias territoriais (2 zonas em Portugal e 17 em Espanha), e, em conjunto, nas categorias setoriais (12 prémios em seis desafios a nível ibérico).

Os Prémios EmpreendeXXI atribuem em Portugal dois prémios às empresas com maior impacto na área geográfica de origem: um na zona “Norte e Centro” e outro em “Lisboa, Sul e Ilhas”. Cada um dos vencedores territoriais receberá 6 mil euros.

Publicidade

As empresas candidatas concorrem ainda, a nível ibérico, aos 12 Prémios “Desafios do Amanhã”, que vão distinguir as empresas que apresentem soluções para responder aos desafios futuros do planeta e da sociedade. As vencedoras recebem um prémio de 12 mil euros, em cada categoria.

Foram definidas seis categorias (e 12 subcategorias):

  • O Planeta do Amanhã: Soluções que ajudem à conservação do planeta e à preservação dos recursos naturais e à agricultura sustentável. Neste desafio, serão atribuídos dois prémios: (1) Melhor projeto de transformação da indústria agroalimentar através de uma agricultura e pecuária sustentáveis, que incorpore a inovação tecnológica nos processos de produção; (2) Melhor projeto que se comprometa a deixar às novas gerações um planeta melhor, com soluções baseadas na procura de um estilo de vida menos agressivo com os recursos naturais.
  • O Bem-estar do Amanhã:  Soluções dirigidas ao bem-estar dos cidadãos e à prevenção de doenças. Este desafio inclui dois prémios para: (1) Melhor solução no âmbito terapêutico, do diagnóstico e do desenvolvimento de tecnologias médicas e que contribuam para melhorar a qualidade da saúde, o acesso dos doentes e a prevenção de doenças; (2) Melhor solução focada no bem-estar das pessoas idosas, a fim de garantir um envelhecimento ativo e uma vida longa e saudável através da tecnologia.
  • O Talento do Amanhã: Soluções que apostem no desenvolvimento do talento humano. Este desafio atribuirá dois prémios a: (1) A melhor iniciativa que capacite as pessoas a adaptarem-se às novas tecnologias, a reciclarem competências e a assegurar a inclusão no mercado de trabalho através de soluções e ferramentas que facilitem a transição; (2) Produtos e serviços centrados no desenvolvimento do talento e na facilitação do processo de recrutamento, gestão e retenção de talento pelas empresas.
  • As Cidades do Amanhã: Destina-se a propostas de valor centradas na forma de tornar as cidades em que vivemos mais sustentáveis, seguras, conectadas e com mobilidade adaptada. Serão distinguidas: (1) A melhor solução ligada à habitação do futuro; (2) Soluções de mobilidade e tecnologia nas cidades do amanhã, comprometidas com a sustentabilidade, o conforto e a inovação. 
  • A Economia do Amanhã: Centrado no papel crucial da inovação e da tecnologia na transformação de todos os setores.   Há dois desafios neste tema: (1) Soluções que apostem na transformação do setor financeiro e em novos modelos de negócio no setor bancário (fintech, insurtech, retalho ou cibersegurança); (2) Iniciativas que promovam a inovação e a digitalização das empresas através da utilização da tecnologia (SaaS, e-commerce, entre outros).
  • O Lazer do Amanhã: Focado em ideias e serviços que ajudam a transformar a experiência das pessoas durante as suas atividades de lazer, seja em hotéis, restaurantes ou experiências lúdicas em geral. Este tema inclui dois desafios a reconhecer: (1) Soluções que favoreçam a transformação do setor hoteleiro graças à tecnologia e à inovação; (2) Produtos e serviços que melhorem a experiência e a gestão no setor da restauração.

Serão ainda atribuídos dois prémios especiais de 9.000 euros cada. O Prémio de Sustentabilidade para a empresa mais sustentável de acordo com critérios ESG, e o Prémio Deeptech para a inovação tecnológica mais disruptiva.

Além dos prémios monetários, os vencedores vão ter acesso a um programa de acompanhamento e formação num hub de inovação de referência internacional e participar nos Investors Day EmpreendeXXI. Além disso, vão ter a possibilidade de participar no programa DayOne Open Innovation, para realizar uma prova de conceito ou piloto com o CaixaBank.

Prémios EmpreendeXXI bpi vencedores 2022
Vencedores edição anterior

Na anterior edição, candidataram-se 1.135 startups ibéricas (das quais 148 portuguesas), naquela que é uma das iniciativas para empreendedores com maior dimensão na Península Ibérica.

Em Portugal, a iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI), através do programa Born from Knowledge (BfK). Pelo sexto ano consecutivo, será entregue a distinção BfK Awards à melhor empresa ou start-up portuguesa “nascida do conhecimento” e que mais se tenha destacado em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), com a atribuição do troféu “Árvore do Conhecimento”.

Prémios monetários e programa internacional para empreendedores

Os Prémios Empreende XXI foram lançados há 17 anos em Espanha pelo CaixaBank, através da DayOne, e a iniciativa foi alargada à participação portuguesa, através do BPI, desde 2017.

Os prémios são dirigidos a jovens startups inovadoras e tecnológicas e visam impulsionar as mais corajosas e com melhores soluções para responder aos desafios do futuro, permitindo acelerar o seu processo de crescimento e expansão global.

Além do BPI, os prémios contam com o apoio de várias empresas, áreas de negócio e divisões do Grupo CaixaBank: AgroBank, imagin, VidaCaixa, CaixaBank Séniors, MicroBank, CaixaBank Real Estate & Homes, CaixaBank Payments & Consumer, CaixaBank Hotels & Tourism, CaixaBank Hotels & Tourism, CaixaBank Food&Drinks, CaixaBank Tech, Sustentabilidade, Private Banking, Inovação e CaixaBank Dualiza.

Desde a sua criação, em 2007, o programa investiu 7,5 milhões de euros em prémios, que já beneficiaram mais de 465 empresas. Ao longo da sua história, participaram mais de 10.700 startups e estiveram envolvidos em comités e júris mais de 3.750 profissionais.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory