BPI entra no Metaverso e lança primeiro Balcão em Realidade Virtual em Portugal

O BPI lança hoje o primeiro Balcão em Realidade Virtual (VR) em Portugal: o BPI VR.

Desta forma, tornou-se assim o primeiro Banco a oferecer uma experiência imersiva de apresentação de serviços bancários e contacto com o Cliente no mundo virtual, e marca o primeiro passo do BPI no Metaverso.

bpi vr
Publicidade

BPI VR – O primeiro balcão 100% virtual no Metaverso

O BPI VR é um Balcão imersivo 100% virtual, construído em 3D, com diversas áreas de negócio e segmentos (retalho, private, corporate, AGE e sustentabilidade) e que permite aceder a conteúdos sobre os serviços do banco, utilizando óculos VR da Meta (Facebook).

Os utilizadores vão poder explorar os dois pisos da loja, saber mais sobre a oferta do BPI(incluindo simuladores de poupança, crédito habitação e crédito pessoal, etc.), e desfrutar de funcionalidades de entretenimento, incluindo um jogo virtual de mini-golfe.

bpi vr

O BPI espera que, no futuro, possa funcionar como um novo canal para operações bancárias e de distribuição de produtos e serviços do Banco, a exemplo do que sucedeu com a evolução da banca digital móvel há uma década que evoluiu de apenas websites para homebanking.

No BPI, procuramos estar a par das tendências e ser agentes da mudança, de forma a prepararmos o futuro e sermos atores principais na próxima geração de economia digital. Esta “concept store” BPI VR, é um primeiro passo neste espaço e começa a ilustrar muito do que o Banco e as suas soluções e produtos são hoje. Acreditamos que a forma como experienciamos as plataformas digitais será muito mais imersiva no futuro, e, dessa forma, queremos ser pioneiros numa nova forma interagir com os nosso Clientes, que são o centro do nosso negócio. No futuro, acreditamos que se possa tornar uma verdadeira plataforma de banca digital”

Francisco Barbeira, Administrador Executivo do BPI

Para acelerar a familiarização dos Clientes com ambientes virtuais, em mais de 100 Balcões os visitantes vão poder experimentar o Balcão imersivo BPI VR através de headsets de realidade virtual da Meta (Oculus).

bpi vr

Da mesma forma, os utilizadores que tenham este equipamento de realidade virtual em suas casas, também podem aceder ao Balcão imersivo do BPI, descarregando o BPI VR diretamente da appstore dos dispositivos.

Estima-se que a plataforma Oculus Quest Store tenha cerca de 200 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Esta abordagem pioneira ao Metaverso permite ao BPI fortalecer a sua posição de liderança em inovação digital e o seu compromisso com a melhoria contínua da experiência do utilizador.

Além da sua própria oferta de conteúdos, o banco está a estudar parcerias que permitam incorporar produtos e serviços de outras empresas de diferentes setores, que permitirão oferecer aos utilizadores novas experiências e benefícios.

O Metaverso é um fenómeno que pode vir a revolucionar a nossa vida digital e física, da mesma forma que os smartphones, as Apps e o Wifi o fizeram na década anterior. O desenvolvimento do Metaverso já começou e fenómenos como a realidade imersiva ou ativos digitais já impactam as nossas vidas, impondo também novos desafios às instituições financeiras. Com o crescimento do número de utilizadores e a maior acessibilidade, as tecnologias VR e AR podem vir a impor-se como um novo canal de distribuição e meio de interação com os clientes. Enquanto intermediário financeiro que quer manter-se relevante para os Clientes, um Banco como o BPI tem de estar presente nestas plataformas para entender como nos vamos posicionar no futuro.

Afonso Eça, diretor executivo responsável pela área de inovação

O BPI VR é o primeiro produto disruptivo lançado pelo Centro de Excelência para a Inovação e Novos Negócios, criado este ano.

O Centro tem como missão apoiar o desenho de uma visão de futuro do BPI, identificando tendências relevantes no sector financeiro e novas oportunidades de geração de valor para Clientes e para o acionista, o Grupo CaixaBank.

bpi vr

O Centro está focado na promoção de ecossistemas colaborativos que facilitem e acelerem a implementação de oportunidades de negócio em áreas como o open banking, financiamento sustentável (ESG), metaverso/Web 3.0 e finanças descentralizadas (DeFi).

O Balcão imersivo BPI VR foi desenvolvido em parceria com a Unity Technologies, a empresa líder no desenvolvimento de plataformas e conteúdos de realidade virtual (VR) e aumentada (AR), cuja tecnologia é responsável por cerca de 75% de todos os conteúdos VR e AR, incluindo jogos como o Pokémon Go, entre outros.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X