fbpx

E se conseguisse carregar um carro elétrico enquanto pedala?

O método de gerar energia ao pedalar não é novo e já utilizamos há bastante tempo nas bicicletas. No entanto, ao longo dos tempos, este conceito tem-se expandido para outros equipamentos, tendo já existido projetos onde se carregavam computadores e smartphones a andar de bicicleta.

Agora, numa vertente mais ambiciosa, um inventor tentou utilizar um grupo de ciclistas para que conseguissem carregar um carro elétrico, neste caso um Tesla Model X, enquanto pedalavam. Terá conseguido?

carregador carro eletrico
Publicidade

Ciclistas carregam Tesla Model X enquanto pedalam

Para Janne Käpylehto, um inventor finlandês especializado no ramo elétrico, o desafio estava bem definido e era alcançável. Tinha de criar um sistema que permitia carregar um carro elétrico com uma ou mais bicicletas.

Assim, colocou mãos à obra e desenhou um sistema que permite criar eletricidade através dos pedais de bicicletas fixas, energia essa passa por uma estação de carga que, por sua vez, carrega o Tesla.

Käpylehto conseguiu efetivamente tornar isto real, tendo mesmo mostrado em direto para uma estação de televisão a sua invenção a funcionar. No entanto, e como seria esperado, a velocidade de carga é bastante lenta. Com 9 ciclistas a pedalar durante 20 minutos, conseguiu carregar 2% da bateria do carro.

Embora em teoria a ideia seja boa (e faça lembrar um episódio do Black Mirror), colocando o dono do carro a carregar o seu automóvel enquanto faz exercício, a verdade é que a carga gerada é muito residual.

De qualquer forma, fica em aberto uma ideia para o futuro e, quem sabe, com a evolução tecnológica, não seja possível amplificar a energia gerada ao pedalar, permitindo efetivamente transformar este sistema numa forma ecológica e saudável de dar energia ao carro elétrico.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade