E se pudesse carregar o seu smartphone em 1 minuto?

Hoje grande parte dos equipamentos utiliza baterias para funcionar, colocando uma grande importância na sua estabilidade e velocidade de carregamento.

Na parte do carregamento, uma equipa de investigadores descobriu como será possível carregar um smartphone em apenas 60 segundos.

samsung galaxy a15
Publicidade

Estudo descobre tecnologia que permite carregar smartphones em 1 minuto

A tecnologia de carregamento dos smartphones está a evoluir para que o tempo seja cada vez mais curto.

No entanto, ainda é preciso umas largas dezenas de minutos para completar o carregamento a 100%.

Isto é algo que uma equipa de investigação da Universidade de Colorado tem estado a desenvolver e que pode mudar a forma como usamos as baterias.

Num estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), encontramos uma nova técnica baseada no movimento dos iões através de supercapacitadores para permitir uma carga ultra rápida.

Tendo em conta que os iões têm uma carga positiva e que os supercapacitadores podem ser usados como acumuladores, o investigador Ankur Gupta descobriu que ao mover os iões de forma mais eficiente, a descarga de energia será mais rápida, permitindo que uma bateria de smartphone carregue dos 0 aos 100% em 60 segundos.

bateria google android estado saúde percentagem carregar smartphones

O estudo de Gupta baseia-se na investigação da fluidez da energia em materiais porosos realizada anteriormente, que o investigador achou pouco explorado e decidiu aplicar no armazenamento de energia.

A principal atração dos supercapacitores reside na sua velocidade. Então, como podemos acelerar o seu carregamento e libertação de energia? Através de um movimento mais eficiente dos iões.

Ankur Gupta 

Uma das maiores descobertas dos investigadores revelou que os iões se movem de maneira diferente dos eletrões nas interseções de minúsculos poros em escala nanométrica.

A investigação também descobriu que o movimento dos iões é diferente do que se esperava segundo a lei de Kirchhoff, que tem sido utilizada para determinar o fluxo de corrente em circuitos elétricos desde 1845.

Através desta investigação, o movimento dos iões numa rede complexa de milhares de poros interconectados pode ser simulado e previsto em apenas alguns minutos.

Por agora, esta tecnologia está apenas em desenvolvimento, não se sabendo quanto irá chegar ao mercado como algo final e estável.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X