Carros autónomos podem ser um problema para o meio ambiente

Os sistemas de condução autónoma tem evoluído imenso nos últimos tempos, podendo hoje um carro conduzir-se sozinho.

Mas, e se o crescimento desta tecnologia se tornar um problema para o meio ambiente? É isso que aponta o MIT, perceba porquê.

conducao autonoma
Publicidade

E se os carros autónomos fossem um problema para o meio ambiente?

Com cada vez mais foco na segurança e na prevenção de acidentes, tem sido realizado um grande esforço no desenvolvimento dos sistemas autónomos nos carros.

Atualmente, grande parte dos novos carros já trazem algum tipo de tecnologia de condução autónoma e, os mais avançados, são já capazes de conduzir sozinhos sem interferência do condutor.

Com o avançar desta tecnologia, é esperado que no futuro todos os carros a possam integrar de forma a que a organização do tráfego possa ser mais facilitada e que seja reduzido o erro humano na condução.

No entanto, existe um fator que até hoje não tem sido dada grande importância, mas que poderá marcar a evolução desta tecnologia: os dados gerados e o custo ambiental de os processar.

conducao autonoma

Condução autónoma gera uma quantidade enorme de dados

Há alguns anos, os especialistas de condução autónoma da BMW afirmavam que cada viagem que faziam com os carros autónomos, com a duração de uma jornada de trabalho, gerava uns impressionantes 40 terabytes por dia.

Este é um valor que impressiona, mas que é justificado pela quantidade de informação gerada pela grande quantidade de sensores e câmaras que os carros hoje possuem e todas as análises que têm de ser feitas em tempo real de forma a permitir que o sistema tome as melhores decisões na hora de conduzir de forma autónoma.

No entanto, a realidade de hoje ainda é pior. Um veículo autónomo com 10 redes neurais a processar imagens de 10 câmaras gera um total de 21.6 milhões de inferências por cada jornada de 1 hora de condução.

conducao autonoma

Se houvesse atualmente mil milhões de carros autónomos, seria registado um consumo de 840W e geradas 21.6 mil biliões de inferências, um valor muito superior a todos os servidores do Facebook atuais que geram apenas alguns triliões por dia.

Esta conclusão destaca assim um problema que enfrentamos no futuro, o consumo que será necessário para analisar todos os dados de um carro autónomo e a poluição ambiental que daí pode advir.

Este impacto tem sido estudado por uma equipa do MIT que publicou agora um estudo onde refere que a energia necessária para alimentar os computadores dos carros autónomos no futuro e as emissões geradas, seriam as mesmas que a consumida em todos os datacenters a nível mundial nos dias de hoje, um valor que representa 0.3% do total de emissões gases de efeito de estufa.

conducao autonoma

Hardware tem de ser mais eficiente para compensar aumento de consumo dos carros autónomos

Segundo a equipa do MIT, em 90% das simulações realizadas, a única forma do consumo ser inferior ao dos atuais datacenters é conseguir que cada carro consuma apenas 1.2 Kw.

No entanto, para que isto aconteça, é preciso que haja uma grande evolução no hardware. Como, atualmente, as cargas de trabalho computacional duplicam a cada 3 anos e a evolução da descarbonização mantém um ritmo baixo, os investigadores estimaram que a eficiência do hardware tinha de duplicar a cada 1.1 anos para manter as emissões abaixo do projetado.

conducao autonoma

Embora estas sejam apenas previsões dos investigadores, é importante perceber que a evolução da condução autónoma e da inteligência artificial está a criar uma quantidade inimaginável de dados que obrigam a que os equipamentos sejam cada vez mais potentes para processar estes dados.

Além de evoluir as funcionalidades deste sistema, é importante que as equipas se centrem também a melhorar o próprio hardware, algoritmos e fluxos de dados para que seja necessário o mínimo de energia possível neste processo.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory