A União Europeia está a criar uma carteira digital que permitirá centrar todos os documentos, palavras-passe e um centro de pagamentos num único sítio.
Saiba com irá funcionar esta plataforma que deve ser lançada em 2024.
União Europeia já testa a sua carteira digital
Englobado no projeto European Digital Identity Wallet, está a ser desenvolvida e testada uma carteira digital que permite facilitar a gestão de documentos e pagamentos online.
Embora só seja lançada em 2024, já se começam a conhecer alguns detalhes desta nova plataforma e já se sabe o que irá incluir.
Ao que tudo indica, os utilizadores poderão usar esta aplicação para aceder ao seu cartão de cidadão, carta de condução ou até informações bancárias e aplicações de forma a permitir realizar pagamentos de impostos e taxas.
Depois de desenvolvido o conceito, começam agora a ser realizados os primeiros testes no NOBID (‘Nordic-Baltic eID Project’), um projeto que junta a Dinamarca, Alemanha, Islândia, Itália, Letónia e Noruega.
Conta ainda com o apoio das empresas Thales, iProov, Signicat, RB, Auðkenni, IPZS, Poste Italiane, Intesi Group, InfoCert, FBK e o Centro de Radio e Televisião Estatal da Letónia, além da Elkjøp en Noruega e REWE-group na Alemnha.
Esta carteira digital começará a ser disponibilizada a partir de 2023 para alguns modelos em teste, estando o lançamento oficial programado apenas para o ano de 2024.
Por cá já existe a aplicação ID.GOV para quem pretende uma gestão mais digital dos seus documento, embora seja mesmo de destacar o facto de poder estar tudo centralizado num único local.