CEO da Microsoft preocupado com a parceria entre a Apple e a OpenAI

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, partilhou algumas preocupações que sente quando à possível parceria realizada entre a Apple e a OpneAI, empresa responsável pelo ChatGPT.

A preocupação da Microsoft advém do facto de a gigante tecnológica ter investido grandes quantias na plataforma da OpenAI e, agora, querer ter parte dos lucros da parceria com a rival tecnológica de Cupertino.

openai
Publicidade

Microsoft quer parte dos lucros da parceria entre a OpenAI e a Apple

Ao que tudo indica, na próxima semana a Apple e a OpenAI devem anunciar um acordo entre as duas empresas, prometendo trazer novas funcionalidades para o futuro iOS 18.

Com as limitações da Apple no que diz respeito aos desenvolvimentos de IA para os sistemas de chatbot, a OpenAI surge como uma solução para a empresa.

No entanto, esta parceria entre as duas organizações está a preocupar o CEO da Microsoft, Satya Nadella, uma vez que, apesar da Microsoft não deter nenhuma parte da OpenAI, fez um forte investimento na organização, levantando agora alguns receios pela parceria com a rival.

Copilot+ microsoft

O Copilot+ foi anunciado há poucas semanas, como uma grande novidade da Microsoft, tratando-se de um assistente virtual ainda mais avançado que o Copilot que é já mais conhecido do público em geral e que continua a recorrer às tecnologias da OpenAI.

No fundo, trata-se de algo semelhante ao que é esperado que a Apple vá apresentar, o que poderá ser uma versão melhorada da assistente virtual Siri com recursos da OpenAI que deve ser igualmente capaz quando comparada ao Copilot da Microsoft.

Atualmente a gigante tecnológica liderada por Nadella controla 49% do capital da OpenAI, após ter feito um investimento de cerca de 13 mil milhões de dólares americanos. No entanto, este investimento parece estar agora a criar alguns ressentimentos uma vez que a OpenAI não parece ter valorizado muito bem o apoio da empresa, com o lançamento da aplicação ChatGPT para macOS e não para Windows.

gpt-4o

Além disso, no evento de apresentação do GPT-4o, vários equipamentos da Apple foram utilizados para a apresentação das novas funcionalidades e nenhum equipamento com o sistema da Microsoft se fez notar durante todo o evento.

Com a parceria a ter fortes indícios de se tornar uma realidade, um reunião com os responsáveis da Microsoft e da OpenAI levou a que a Nadella tivesse puxado pelo fato de ter investido na empresa e querer, agora, prte dos benefícios futuros que possam surgir para a OpenAi com a parceria com a Apple.

Com a aposta da Apple na Inteligência Artificial, vale a pena relembrar que a empresa de Cupertino ainda está, também, a tentar negociar com a Google sobre as funcionalidades do Gemini, pelo que poderá vir a tornar-se uma futura parceira da organização e que poderá vir a fazer parte daquele que é conhecido, internamente, como Projeto Ajax.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X