Certificados digitais falsos já podem ser adquiridos em sites portugueses

Tal como acontece em diversos locais, também Portugal já conta com sites diversos onde é possível obter os certificados digitais falsificados que permitem o acesso a espaços fechados ou a viagens sem que seja necessário realizar um teste ao COVID-19 ou ter a vacinação em dia.

A Check Point Software deixa o alerta para dois destes sites e mostra-se disponível para ajudar as autoridades a combater este tipo de ações ilegais.

covid-19 certificados digitais vacina
Publicidade

Certificados digitais falsificados na web

A guerra entre vacinar ou não vacinar tem sido uma constante desde o início do aparecimento da vacina contra o COVID-19. Há quem apoie, há quem seja contra e há quem se mostre indiferente quanto à questão de ser, ou não, vacinado e apenas quer que tudo isto passe e seja retomada a normalidade.

No entanto, algumas medidas impostas pelo Governo obrigam a que seja apresentado o certificado digital válido de forma a que as pessoas possam entrar para um restaurante ou para que possam viajar sem recorrerem a um teste PCR negativo com menos de 72h.

covid-19 certificados digitais vacina

O certificado digital fica válido duas semanas após a toma completa da vacina, seja ela qual for e pode ser descarregado pela app ou pelo portal do SNS.

Claro que, como seria de prever, foram aparecendo diversas formas de contornar a vacinação, maioritariamente com sites e grupos do Telegram a fornecerem certificados digitais falsos e testes PCR negativos. Já existiam alguns sites no ativo, mas agora a Check Point divulgou dois sites que são de origem portuguesa: o https://testenahora.net/ ou https://certificadodigital.lol/.

Estes dois websites não devem ser visitados e, quem tiver um qualquer programa de segurança instalado nos dispositivos, vai receber automaticamente o aviso de perigo ao tentar aceder a estes sites. Os mesmos estão indicados como potenciais ataques de phishing, deixando o utilizador exposto a um roubo de dados pessoais.

covid-19 certificados digitais vacina

Rui Duro, Country Manager da Check Point Software Technologies em Portugal, explica, em comunicado que o aparecimento destes sites “é algo que a Check Point Software tem vindo a prever há algum tempo, e a monitorizar ao longos dos últimos 18 meses. O crescimento da procura e consumo da darknet por pessoas que pretendem obter certificados falsos, bem como por grupos de pressão, está a trazer para a web aberta algumas das atividades ilegais.”

A grande diferença destes sites para os grupos de Telegram, que também fornecem formas de obter certificados digitais falsos, “é permitir às autoridades policiais e judiciais tracearem quem os construiu e tomar as devidas medidas legais para o seu encerramento”, esclarece Rui Duro.

certificado digital covid SNS

A empresa especialista em segurança digital encontra-se disponível “para apoiar as autoridades locais e mostrar os padrões e processos usados neste tipo de atividades, bem como reforçamos a mensagem para o público em geral, relembrando que não devem aceder a este tipo de websites, devido ao risco de roubo de identidade e de segurança e higiene sanitária”, termina Rui Duro em comunicado.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade