ChatGPT poderá tornar-se no seu “copiloto” de cibersegurança

A Sophos divulgou uma investigação sobre como a indústria de cibersegurança pode tirar partido do GPT-3, o modelo de linguagem por detrás do famoso ChatGPT, e fazer dele um “copiloto” para ajudar a derrotar os atacante.

Segundo os especialistas, o modelo de IA com recursos ao ChatGPT é capaz de filtrar mais facilmente atividades maliciosas em telemetria XDR, melhorar filtros de spam e simplificar a análise de binários “living off the land”.

chatgpt openai
Publicidade

O ChatGPT tem muitas funcionalidades que ainda não são utilizadas

O mais recente relatório da Sophos, líder global em inovação e oferta de soluções de cibersegurança como serviço, “GPT for You and Me: Applying AI Language Processing to Cyber Defenses“, detalha projetos desenvolvidos pela equipa Sophos X-Ops recorrendo aos amplos modelos de linguagem do GPT-3 (ChatGPT) para simplificar a deteção de atividades maliciosas em conjuntos de dados de software de segurança, filtrar spam com mais precisão e acelerar a análise de ataques de binários “living off the land” (LOLBin).

cibercrime ciberseguranca hackers internet ransomware malware

“Desde que a OpenAI revelou o ChatGPT, em novembro, a comunidade de segurança tem estado sobretudo focada nos potenciais riscos que esta nova tecnologia pode trazer. Será que a Inteligência Artificial pode ajudar os atacantes amadores a escrever malware ou e-mails de phishing muito mais convincentes? Talvez.

Contudo, há muito tempo que a Sophos vê a IA como uma aliada, em vez de uma inimiga, tornando-a uma tecnologia fundamental para nós – e o GPT-3 não é diferente. A comunidade de segurança deve prestar atenção não apenas aos potenciais riscos, mas também às oportunidades que o GPT-3 traz”

Sean Gallagher, Principal Threat Researcher da Sophos
ciberseguranca informatica internet hackers ransomware malware sophos

Os investigadores da Sophos X-Ops têm estado a trabalhar em três protótipos que demonstram o potencial do GPT-3 enquanto auxiliar dos profissionais de defesa e cibersegurança.

Os três projetos em torno das capacidades do ChatGPT utilizam a técnica “few-shot learning” para treinar o modelo de IA recorrendo a apenas algumas amostras de dados, reduzindo assim a necessidade de recolher um grande volume de dados pré-classificados.

A primeira aplicação que a Sophos testou com o método “few-shot learning” foi uma interface de consulta de linguagem natural para filtrar atividade maliciosa em telemetria de software de segurança, e testou o modelo especificamente no seu próprio produto de deteção e resposta de endpoints.

chat gpt

Com esta interface, as equipas de defesa são capazes de filtrar a telemetria através de comandos básicos em inglês, eliminando a necessidade de entenderem SQL ou a estrutura subjacente da base de dados.

De seguida, a Sophos testou um novo filtro de spam recorrendo ao ChatGPT e descobriu que era significativamente mais preciso do que outros modelos de machine learning para filtragem de spam.

Os investigadores da Sophos conseguiram ainda criar um programa para simplificar o processo de engenharia reversa das linhas de comando dos LOLBins. A engenharia reversa é notoriamente difícil, mas ao mesmo tempo é também fundamental para compreender o comportamento dos LOLBins e pôr fim a esse tipo de ataques no futuro.

ransomware hackers darknet darkweb kaspersky malware data ciberataques

“Uma das preocupações crescentes nos centros de operações de segurança é a quantidade de ‘ruído’ que entra. Há simplesmente demasiadas notificações e deteções que é necessário filtrar, e muitas empresas têm recursos limitados para o fazer. Provámos que algo como o GPT-3 permite simplificar certos processos que necessitam de muita mão de obra e devolver tempo valioso aos defensores.”

“Já estamos a trabalhar na incorporação de alguns dos protótipos mencionados nos nossos produtos e disponibilizámos os resultados dos nossos esforços no nosso GitHub para quem estiver interessado em testar o GPT-3 nos seus próprios ambientes de análise. Acreditamos que o GPT-3 pode muito bem vir a tornar-se num ‘copiloto’ padrão para os especialistas de segurança.”

Sean Gallagher, Principal Threat Researcher da Sophos
sufshark vpn campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory