ChatGPT começa a deixar de fornecer respostas e começa a dar indicações de como resolver a questão

O ChatGPT tem sido assunto desde que foi apresentado e, como seria de esperar, com o passar do tempo foi ganhando cada vez mais funcionalidades e capacidades.

Apesar de tudo, o problema com a IA começou agora a revelar-se com vários utilizadores a indicar que o ChatGPT passou a dar respostas de como podem resolver determinados problemas em vez de os resolver pelo utilizador.

chatgpt android portugal
Publicidade

ChatGPT tornou-se preguiçoso ou percebeu que está a ser usado para fazer o trabalho dos outros?

Segundo alguns utilizadores do Reddit e do X (a plataforma anteriormente conhecida como Twitter), o ChatGPT deixou de dar respostas elaboradas com toda a resolução do problema elaborado como fazia até então.

Segundo os utilizadores, a IA começou a dar respostas que vão mais ao encontro de ajudar o utilizador a perceber como resolver o problema exposto em vez de fornecer a solução final.

O ChatGPT chega mesmo a dar exemplos semelhantes de como realizar determinada tarefa, indicando depois que dessa forma o utilizador será capaz de resolver a questão colocada.

Os utilizadores começaram-se a queixar pois a ideia de recorrerem à IA não é a de serem eles a fazer o trabalho, esperam que seja o programa a fornecer a solução final.

image 2 chatgpt

Além disso, o ChatGPT também começou a fornecer respostas mais curtas e recorre a frases como “repetir para outros” e “repetir o ponto anterior” de forma a encurtar as respostas dadas, levando assim a que o utilizador tenha de fazer parte do trabalho em vez de copiar apenas a resposta.

Como seria de esperar, já foi partilhada uma forma de contornar estas respostas curtas, bastando para isso indicar que queremos um retorno com a resposta completa, mas por vezes é necessários acrescentar que temos algum problema físico (por exemplo, amputação das mãos) para que a IA forneça o texto completo da resposta.

A empresa OpenAI, detentora do ChatGPT, já teve conhecimento deste comportamento considerado preguiçoso por parte da IA e indicou que este não é um comportamento intencional e que vai tentar resolver o mesmo.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X