Ciberameaças contra macOS crescem em Portugal

A ESET divulgou novos dados do segundo quadrimestre de 2022 sobre a paisagem de ciberameaças em Portugal.

Uma das observações mais destacáveis no mais recente relatório de ameaças da especialista europeia em cibersegurança é o crescimento das ciberameaças contra macOS em território nacional.

apple macbook
Publicidade

Ameaças contra macOS aumentam em Portugal

Globalmente, as deteções da ESET para os meses de maio, junho, julho e agosto deste ano mostram uma diminuição das ameaças contra macOS em relação com o quadrimestre anterior. Pelo contrário, em Portugal, foi registado um crescimento de 15% destas ameaças entre os dois quadrimestres.

Apesar de Portugal estar longe de ser o país onde a telemetria da ESET registou o maior número de deteções na categoria macOS (essa distinção vai para os Estados Unidos, Japão e França), o crescimento atípico no território nacional para o período em avaliação é simbólico das novas ameaças que os utilizadores desta plataforma enfrentam.

login senha malware pc macos hacker ransomware

Recentemente, investigadores da ESET descobriram um novo malware que espia e rouba utilizadores de Mac comprometidos e usa exclusivamente serviços de armazenamento na nuvem pública para comunicar com o seus operadores.

Designado CloudMensis pela ESET, as suas capacidades revelam a intenção clara dos seus operadores de reunir informação sobre Macs afetados, roubando documentos, teclas premidas, emails, anexos, ficheiros em armazenamento externo e capturas de ecrã.

Para mais informações sobre as deteções nesta e noutras categorias de ciberameaças, consulte o Threat Report T2 2022.

nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory