Cibercrime durante o Verão: mantenha-se consciente durante as férias

Com a aproximação da época de verão, muitos estão a planear ansiosamente as tão esperadas férias, antecipando com impaciência momentos de descontração e aventura.

No entanto, o cibercrime não descansa e o entusiasmo para marcar uma viagem de sonho e procurar um lugar de relaxamento, pode fazer com que os utilizadores se tornem mais susceptíveis a caírem num esquema informático.

travel viagens viajar turismo
Publicidade

Os esquemas de phishing e os sites falsos são dois tipos de cibercrime que, por norma, aumentam nesta altura do Verão.

Cibercrime de Verão

Em maio de 2024, a Check Point Research (CPR), equipa de investigação da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de plataformas de segurança cibernética alimentadas por IA e entregues na cloud, detetou um aumento significativo de ciberfraudes relacionadas com o verão, destacando a necessidade de os viajantes se manterem informados e proativos na proteção das suas informações pessoais.

Especificamente, foi observado um aumento notável de domínios recém-criados relacionados com feriados ou férias, com um aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano passado. Dos 25.668 novos domínios registados, um em cada 33 foi considerado malicioso ou suspeito.

cibercrime ciberseguranca hackers internet ransomware malware

O CPR identificou vários domínios maliciosos, incluindo sites como booking-secure928[.]com, hotel-housekeeper[.]com e agodabooking[.]top. Estes sites fazem-se passar por sites de marcas de viagens bem conhecidas e são concebidos para enganar os utilizadores e levá-los a introduzir as suas credenciais de início de sessão, o que pode levar ao roubo de informações pessoais.

Além dos sites falsos, o cibercrime também chega por outros meios. A atenção deve começar a ser redobrada ao receber e-mails com ofertas e promoções demasiado boas. O phishing recorre à divulgação de campanhas falsas que levam os utilizadores a sites fraudulentos.

Screenshot 20240619 215913 Microsoft 365 Office cibercrime

Este tipo de cibercrime pode também vir acompanhado de algum anexo que, ou contém um ficheiro infetado, ou vai redirecionar o utilizador para um endereço falso.

Conselhos da Check Point

  • Verificar a autenticidade do website, confirmando a presença de HTTPS no URL e procurar indicadores de confiança, como símbolos de cadeado ou selos do site. Deve-se evitar introduzir informações pessoais em webistes com URLs suspeitos ou com erros ortográficos.
  • Ter cuidado com as mensagens de correio eletrónico, mesmo as que parecem provir de fontes respeitáveis. Devemos sempre desconfiar de anexos inesperados ou pedidos de informações pessoais. Em caso de dúvida, devemos contactar diretamente a empresa utilizando as informações de contacto do website oficial, em vez de se clicar nas hiperligações da mensagem de correio eletrónico.
check point
  • Manter-se informado sobre as últimas ameaças e fraudes de cibersegurança seguindo blogues de cibersegurança respeitáveis, subscrevendo boletins informativos sobre segurança e participando em fóruns ou comunidades em linha onde os profissionais de cibersegurança partilham ideias e conselhos.
  • Utilizar software de segurança abrangente, como programas antivírus e anti-malware, para analisar regularmente os seus dispositivos em busca de ameaças. Devemos manter estes programas atualizados com as definições mais recentes de forma a garantir que estes conseguem detetar e impedir novas formas de malware.

As férias de Verão são sinónimo de relaxar, mas os cibercrimes continuam por aí e os utilizadores não se devem deixar enganar com a ideia de conseguirem o melhor negócio de todos os tempos.

Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X