24% das médias empresas consideram utilizar software pirata

O mais recente relatório da Kaspersky revela que 24% das empresas com 50 a 999 colaboradores ponderam uma alternativa pouco segura a nível da cibersegurança, considerando utilizar alternativas pirateadas de software empresarial de forma a diminuírem os gastos em TI.

Já as pequenas empresas mostraram-se mais conscientes da cibersegurança com apenas 8% das companhias com menos de 50 colaboradores a ponderarem seguir a via pirateada como alternativa.

ciberseguranca ataques informáticos segurança informatica hack hacker ransomware
Publicidade

Cibersegurança das empresas poderá ser colocada em risco com as alternativas pirateadas

A Kaspersky alerta para os riscos de cibersegurança que podem ocorrer quando as empresas ponderam substituir software pago por alternativas pirateadas, uma vez que estas escolhas podem gerar graves problemas a nível de segurança.

Muitos hackers distribuem ativamente ficheiros maliciosos disfarçados de softwares muito utilizados, especialmente ferramentas mais comuns a diversas empresas.

De acordo com a Kaspersky Security Network (KSN), em apenas oito meses, o número total de utilizadores que encontraram malware e software indesejado dissimulado como os produtos de software mais conhecidos para pequenas e médias empresas foi de 9685.

image 9 cibersegurança

De forma geral, 4525 ficheiros maliciosas únicos ou potencialmente indesejáveis foram espalhados através de software distribuído de forma não oficial relacionado com PMEs, representando assim um risco elevado à cibersegurança destas organizações e dos seus colaboradores, parceiros e clientes.

O mais recente estudo da empresa especializada em cibersegurança pretende explorar que táticas de gestão de crises os líderes empresariais consideram mais bem-sucedidas, e mostrar como alguns passos podem afetar seriamente a resiliência cibernética de uma companhia.

Medidas seguras como a procura de fornecedores de baixo custo e a adoção de alternativas gratuitas de software habitual são as alternativas mais populares entre os inquiridos, com 41% e 32%, respetivamente. No entanto, 15% dos lideres empresariais optaram por substituir o seu software por uma versão pirateada de forma a reduzir os custos em TI.

cibersegurança woman office work pc men

Quanto ao tipo de programas que os inquiridos acreditam poder substituir por cópias pirateadas, a maioria escolheu o software de gestão de projetos, marketing e vendas (41%) concordaram mesmo em utilizar um software de segurança cibernética pirateado.

“A falta de recursos é uma realidade comum às pequenas e médias empresas, mas a utilização de um software pirateado deve ser completamente excluída se uma organização valoriza a sua segurança, reputação e rendimentos. Cópias piratas de software geralmente vêm com trojans e miners e não contêm as correções ou patches disponibilizados pelos criadores para colmatar vulnerabilidades que possam ser exploradas por cibercriminosos. As alternativas oficiais livres são opções muito melhores para aqueles que precisam de poupar dinheiro em TI,”

Alexander Shlychkov, Product Marketing Lead at Kaspersky

As empresas não devem recorrer a este tipo de alternativas de forma a evitarem problemas de maior dimensões a nível da cibersegurança, uma vez que podem estar a causar mais danos ao pensarem que estão a reduzir os custos.

cibersegurança woman office work pc

Os líderes devem optar por soluções gratuitas, apesar de que estas podem conter menos recursos, e descarregar as mesmas diretamente dos fornecedores e não de outros sites.

Além disso, os colaboradores devem ter contas padronizadas para evitar que cada um possa instalar o que lhe apetecer nos seus equipamentos podendo colocar em risco a rede da empresa.

O sistema operativo e todos os programas necessários para o local de trabalho devem estar sempre atualizados para a versão mais recente de forma a evitar futuros problemas de cibersegurança em algum programa mais antigo.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory