Ciberseguros: 76% das empresas melhorou as defesas para se qualificarem

Com os ciberseguros a terem uma procura cada vez maior e, ao mesmo tempo, a ganharem uma maior dificuldade para poderem ser subscritos, as empresas tiveram de começar a aplicar algumas alterações aos sistemas.

Um estudo recente realizado pela Sophos revelou que 76% das empresas aplicou melhorias internas para se qualificarem para um cibersguro.

ciberseguros sophos estudo ransomware
Publicidade

Custos de recuperação ultrapassam as coberturas dos ciberseguros

A Sophos, líder global em soluções de segurança inovadoras que vencem os ciberataques, divulgou hoje os resultados do seu inquérito “Cyber Insurance and Cyber Defenses 2024: Lessons from IT and Cybersecurity Leaders“.

De acordo com o estudo, 97% dos inquiridos com uma apólice de ciberseguro investiu na melhoria das suas defesas para contribuir para o seguro. Neste sentido, 76% refere que esta prática permitiu-lhes qualificar-se para cobertura, 67% para obter melhores preços e 30% para garantir melhores condições de apólice.

ransomware malware virus informatica ciberseguranca hacker

O mesmo inquérito revelou ainda que os custos associados à recuperação de dados roubados acabam por ultrapassar a cobertura dos ciberseguros, com apenas 1% das empresas a apresentarem um pedido de indemnização que foi financiado a 100% pela seguradora.

A causa mais comum para a apólice não cobrir estes custos na totalidade é mesmo o facto de o valor total ser superior aquele que está definido como sendo o limite da apólice contratada.

Os custos de recuperação ap]os um incidente de ransomware aumentaram 50% nos ]ultimo ano, atingindo em m]edia os 2,73 milh\oes de d]olares.

sophos ransomware cibercrime crime informático malware cibersegurança

“O relatório Sophos Active Adversary tem demonstrado repetidamente que muitos dos ciberincidentes que as empresas enfrentam são o resultado de uma falha na implementação das melhores práticas básicas de cibersegurança, como a aplicação atempada de patches. No nosso relatório mais recente, por exemplo, o comprometimento de credenciais foi a principal causa dos ataques – ainda assim, 43% das empresas não tinham a autenticação multifator ativada.”

”O facto de 76% das empresas ter investido em ciberdefesas para se qualificarem para ciberseguros mostra que as seguradoras estão a forçar as organizações a implementar algumas destas medidas de segurança essenciais. Isso está a fazer a diferença e a ter um impacto mais amplo e positivo nas empresas em geral. No entanto, embora os ciberseguros sejam benéfico para as empresas, são apenas uma parte de uma estratégia eficaz de mitigação de riscos. As empresas ainda precisam de trabalhar no reforço das suas defesas. Um ciberataque pode ter impactos profundos, tanto do ponto de vista operacional como do ponto de vista da reputação corporativa, e ter um ciberseguro não muda isso.”

Chester Wisniewski, Director, Global Field CTO da Sophos
Hacker PC Virus Ataque Ransomware Nobelium ciberataques

Os investimentos realizados pelas empresas com o intuito de se poderem qualificar para os ciberseguros tamb]em trouxe outros beneficios para as organiza;\oes em quest\ao, com 99% dos inquiridos a afirmarem que obtiveram benef]icios de seguran;a mais amplos devido a estes investimentos, inclu]indo uma melhor proteção recursos de TI e menos alertas.

Os dados do relatório “Cyber Insurance and Cyber Defenses 2024: Lessons from IT and Cybersecurity Leaders” resultam de um inquérito agnóstico quanto ao fornecedor realizado a 5.000 líderes de cibersegurança/TI entre janeiro e fevereiro de 2024. Os inquiridos estavam sediados em 14 países das regiões EMEA, Américas e Ásia-Pacífico. As organizações inquiridas tinham entre 100 e 5.000 colaboradores e as suas receitas variavam entre menos de 10 milhões de dólares e mais de 5 mil milhões de dólares.

Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X