Circular para Pesquisar vem mudar a forma como procuramos algo

Com a apresentação da nova linha Galaxy S24, a Google e a Samsung apresentaram a função Circular para Pesquisar (circundar, destacar ou rabiscar), a ferramenta de pesquisa que promete mudar a forma como os utilizadores procuram alguma coisa.

Sem sair da aplicação aberta, o Circular para Pesquisar permite saber qual o local que estamos a ver, obter sugestões de uma receita ou descobrir o nome do prato em questão

circular para pesquisar pesquisa google search
Publicidade

Circular para Pesquisar vai permitir uma pesquisa direta do que estamos a ver

A Inteligência Artificial esteve no centro da apresentação da Samsung e, como uma das maiores empresas no mundo da tecnologia, a Google fez parte deste novo passo da empresa sul coreana que se aventura com novas ferramentas.

Como tal, e recorrendo às capacidades da Google com a IA, a funcionalidade Circular para Pesquisar é uma das novas formas de pesquisa que chega agora ao mercado dos smartphones.

O que esta ferramenta permite fazer é, sem sair da aplicação que estivermos a utilizar, podemos selecionar um objeto ou parte da imagem para encontrar resultados de pesquisa diretamente através daquele pedaço de vídeo, imagem ou o que seja que estejamos a visualizar.

lQV nS3AWv61llPMBxLkgI7KokLnzswqm6iPkivZa2F circular para pesquisar

Com um simples gesto, o utilizador pode selecionar o que lhe interessa da maneira que lhe for mais natural — basta fazer um círculo, destacar, rabiscar ou tocar — e obter mais informação a partir desse ponto.

Por exemplo, se o utilizar precisar de ajuda para identificar alguns itens que um criador de conteúdo usou num determinado vídeo “look do dia!”, em que as marcas não estavam assinaladas, basta manter pressionado o botão home ou a barra de navegação do telefone Android para ativar o Circundar para Pesquisar.

A partir daí, o utilizador pode selecionar qualquer item que veja com o gesto preferido – como por exemplo fazendo um círculo nos óculos de sol – para encontrar rapidamente opções semelhantes que podem ser encontradas nos locais de venda em toda a web.

O utilizador também pode rabiscar a carteira e tocar nas botas para procurá-las – e tudo sem sair da página onde se encontra. Quando terminar, basta deslizar e estará de volta ao ponto de partida.

O Circular para Pesquisar permite ainda ir mais longe com as pesquisas. Ao ver algo que lhe desperta várias dúvidas, a pesquisa múltipla poderá ser uma mais valia, uma vez que permite pesquisar texto e imagens ao mesmo tempo.

Assim sendo, como exemplo, a Google apresenta um cachorro quente com diversos acompanhamentos e molhos. Para saber mais sobre o que está a ver, o utilizador pode aceder ao Circular para Pesquisar e colocar a pergunta que lhe surge sobre o objeto rabiscado.

circular para pesquisar

No caso, o cachorro em questão, trata-se de um prato coreano que é uma tendência devido à combinação de sabores e texturas que criam um resultado final apelativo à vista e ao paladar.

O Circular para Pesquisar permite ainda que, por exemplo, num YouTube Shorts (ou outro vídeo de formato semelhante) os utilizadores consigam pesquisar sobre temas que não conhecem e que aparecem mencionados nos conteúdos multimédia. No caso do exemplo dado, o tópico seria: thrift flipping.

RSA 9bxHopxzEUd yQ2LOqUiwlFZYwnalgL9STOXRaz0qqhbGer4uhJX5Fde5LczSsvr9VLUjwZeKW8C JvlUggf8bfSeBlv4pZUg hnHCgtfXuM0n0027pJoFbXoSHR6tAMVGs6p5eGV3hPzvFp2So circular para pesquisar

Com o CIrcular para Pesquisar, sem sair da aplicação principal, os resultados de pesquisa surgem no ecrã do utilizador com a explicação do que significa este termo. Após o esclarecimento, é só fechar a pesquisa e continuar a ver o vídeo como se nada fosse.

A função Circular para Pesquisar vai ser lançada no próximo dia 31 de Janeiro, para já, apenas em smartphones premium Android selecionados. Equipamentos como o Pixel 8, Pixel 8 Pro e os novos Galaxy S24, vão receber a funcionalidade em primeira mão, sendo mais tarde alargada a outros equipamentos. A funcionalidade vai estar disponível em todos os idiomas e locais onde estes equipamentos estiverem disponíveis para venda.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory