Programa CMU Portugal tem 12 Bolsas de doutoramento em TIC para alunos de Universidades Portuguesas

O Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) tem abertas, até final de Março, candidaturas para atribuir até doze bolsas de doutoramento na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Esta é a terceira edição da iniciativa “Programas de Doutoramento Afiliados” dirigida a alunos elegíveis para doutoramento numa Universidade portuguesa no âmbito das áreas de atuação do Programa CMU Portugal: Ciências da Computação, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia e Políticas Públicas, Interação Pessoa-Máquina, Tecnologias de Língua Falada, Robótica e Engenharia de Software.

ensino livros maca lapis escola
Publicidade

Bolsas do Programa CMU Portugal incluem investigação nos Estados Unidos

Lançada em 2021, a iniciativa tem atualmente 21 alunos ativos, distribuídos por 8 Instituições superiores de ensino nacionais: Instituto Superior Técnico, FCT NOVA, FCSH-UNL, ISCTE, FEUP, FCTUC, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra.

Segundo indica Inês Lynce, co diretora do Programa CMU Portugal, em comunicado, “a abrangência nacional dos candidatos tem sido muito boa, temos candidatos de Instituições de todo o país e esperamos ter ainda mais, uma vez que estas bolsas podem ser atribuídas a qualquer candidato elegível para doutoramento numa Universidade em Portugal.”

CMU Portugal

As bolsas do Programa CMU Portugal têm uma duração que poderá ir até um máximo de 4 anos, sendo que nesse período está já incluído até 12 meses de investigação na Carnegie Mellon University (CMU) nos Estados Unidos, inteiramente financiado pela FCT através do Programa CMU Portugal.

Desta forma, os alunos selecionados podem desenvolver os seus projetos em parceria com a Universidade norte-americana de forma a conseguirem enriquecer os seus conhecimentos.

Outra das apostas desta iniciativa é estabelecer, durante o doutoramento, uma ligação entre os candidatos e o tecido empresarial português. No processo de seleção privilegiam-se alunos que apresentem um plano de tese em colaboração com uma empresa nacional da sua área tecnológica.

escola educação cadeiras pandemia

“Atualmente temos alunos Afiliados a colaborar com empresas de topo como a Unbabel, Outsystems, NOS Comunicações ou Farfetch o que é sem dúvida uma mais valia para os alunos mas também comprova que as grandes empresas nacionais têm um compromisso com a formação graduada e em colaborar com o Programa CMU Portugal”

Nuno Nunes, co-diretor do CMU Portugal.

O prazo para a submissão das candidaturas para o ano académico 2023/2024 é 31 de Março de 2023.

Para informações adicionais sobre os processos de candidatura podem visitar a página de admissões e bolsas.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory