Como funciona o HyperCharge da Xiaomi que carrega um smartphone em 17 minutos?

A Xiaomi destaca-se no mercado por diversas razões, uma delas o sistema de carregamento HyperCharge com capacidades de atingir os 120W de carregamento de bateria de um smartphone.

Mas para conseguir estes valores num equipamento reduzido, a tecnologia HyperCharge precisa de ser algo bastante bem pensado e com diversos pilares. A Xiaomi explica como funciona o sistema.

Hypercharge
Publicidade

HyperCharge combina 3 tecnologias

A Xiaomi sempre gostou de se destacar do mercado em diversos aspetos e de formas bastante criativas. No caso dos smartphones, um dos pontos de destaque sem sombra de dúvidas que é a questão do carregamento rápido que conseguimos obter em quase todos os equipamentos da marca.

A tecnologia HyperCharge veio alterar muita coisa neste cenário. Tendo como exemplo o Xiaomi 11T Pro, com uma bateria de 5000mAh, a empresa promete uma carga completa do mesmo em apenas 17 minutos. Mas como conseguem estes valores sem danificar os smartphones?

hypercharge HyperCharge

Para conseguir este marco, a Xiaomi utiliza uma combinação de uma nova estrutura de carregamento, aplicação de grafeno em baterias de iões de lítio e 3 tecnologias combinadas: tecnologia de baterias MTW, tecnologia de carga MI-FC e tecnologia LiquidCool. É com base nesta combinação que obtemos então o chamado HyperCharge.

Como uma bateria única é limitada, a estrutura da bateria de duas células duplica a entrada disponível. No Xiaomi 11T Pro, por exemplo, a bateria é dividida em duas estruturas de células de 2500mAh. A empresa recorre também a um melhor controlo térmico com uma maior entrada de corrente.

O MTW (Multi Tab Winding) é uma nova tecnologia de bateria que melhora o fluxo de corrente para a bateria. O MTW apresenta múltiplos ânodos e separadores catódicos para permitir um trajeto de corrente mais curto, menor resistência interna e melhor controlo térmico com uma maior entrada de corrente.

hypercharge 2 HyperCharge

Esta tecnologia é a derradeira experiência de carregamento com uma produção eficiente e consistente de alta energia. Convencionalmente, a velocidade de carga diminui significativamente à medida que a bateria se aproxima dos 100%. O Mi-FC prolonga o tempo de corrente elevada e suporta monitorização da corrente e tensão da célula em tempo real. Isto reduz significativamente o tempo de carregamento e leva então ao resultado final que o HyperCharge consegue oferecer.

Usando a tecnologia “graphene-based lithium-ion”, as baterias do Xiaomi 11T Pro têm maior condutividade do que as baterias tradicionais.

Mas é seguro?

Esta é uma questão levantada muitas vezes devido ao desgaste normal que as baterias vão tendo por si sós, aumentando ainda o grau de preocupação quando percebemos a quantidade de energia que é carregada em tão pouco tempo.

A Xiaomi garante, no entanto, que o HyperCharge é seguro, recorrendo a medidas de segurança adicionais para garantir que não vai haver uma diminuição na duração de vida da bateria derivado desta tecnologia de carregamento.

liquidcool HyperCharge

Com a tecnologia LiquidCool, a dissipação de calor é rápida para que o carregamento seja sempre eficiente.

A Xiaomi apresenta 34 características de segurança para o carregamento da bateria, abrangendo todo o ciclo de carga desde o carregador, passando pelo circuito, até à bateria. Para além disso, os nove sensores térmicos monitorizam a temperatura em tempo real, assegurando que o HyperCharge é sempre seguro.

A Xiaomi continua a concentrar-se em assegurar uma duração otimizada de vida para baterias mais seguras e mais duráveis. A bateria é construída com uma proteção de carregamento a alta temperatura, uma proteção de descarregamento a alta temperatura e uma proteção de dupla sobrecarga.

hypercharge 3 HyperCharge

Os testes são realizados em diversos equipamentos da marca sempre que são lançados de forma a garantir os parâmetros de segurança ideais para utilizar a tecnologia HyperCharge de forma segura.

O circuito apresenta uma proteção de entrada USB sobre tensão, proteção de entrada USB sobre corrente e proteção de entrada USB sob tensão. O carregador dispõe de uma proteção contra curto-circuito, proteção contra sobrecorrente e proteção contra sobretensão.

Com a tecnologia Xiaomi HyperCharge de 120W, é possível desfrutar da proteção profissional completa do dispositivo.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory