Como irá funcionar a validação de morada da Netflix com as novas regras

Portugal foi um dos países escolhidos para estrear as novas regras que pretendem combater a partilha de contas na Netflix.

De forma a perceber como serão aplicadas, explicamos de forma simples e direta como será validada a morada e como terá de gerir a sua conta no futuro.

Estas serão as mudanças aplicadas na Netflix

A Netflix anunciou ontem as novas regras para a sua plataforma e que pretendem acabar com a partilha de contas.

Portugal foi escolhido como um dos primeiros locais a implementar estas novas regras, estando em vigor desde já.

Para clarificar o que irá acontecer daqui para a frente, explicamos quais os passos que terá de dar nos próximos dias e como serão identificadas as partilhas de contas.

netflix streaming
Publicidade

Terá de identificar a morada principal da conta

Até dia 21 de fevereiro, a Netflix irá pedir que associe uma morada principal na sua conta caso use uma televisão para visualizar conteúdo neste plataforma.

Para isso, deverá aceder ao menu principal, carregar em obter ajuda e por fim, escolher a opção Gerir a morada principal.

Será depois enviado um email ou SMS com um código de validação que irá permitir registar a televisão do titular e a ligação de internet correspondente.

Caso não utilize uma televisão, não terá de definir uma morada principal. Nestes casos, a Netflix irá utilizar o endereço de IP público, os identificadores de dispositivos e a atividade da conta para estimar, de forma automática, qual a rede ou equipamento que mais utiliza o serviço, sendo assim considerado com principal.

netflix partilha contas

Como irá a Netflix detetar a identificação e localização dos dispositivos?

A identificação e localização dos dispositivos não irá utilizar os dados de GPS. Em vez disso será verificada através do endereço IP dos equipamentos de forma a tentar identificar a cidade, localidade e código-postal do utilizador.

No entanto, este processo poderá ser um grande desafio para a empresa americana. Uma vez que os IPs nem sempre são muito precisos em relação à localização, e uma vez que muitas ligações à internet utilizam IPs dinâmicos que vão sendo alterados em intervalos curtos de tempo, não se sabe ao certo como é que a Netflix irá fazer o controlo.

Até ao momento ainda não houve um esclarecimento sobre este processo, levando a crer que irão existir vários bloqueios indevidos da plataforma.

netlfix localizacao casa

Quando será cortado o acesso às contas partilhadas da Netflix?

Por agora não existe uma data efetiva que defina quando é que a Netflix irá começar a cortar o acesso a quem partilhe contas.

Por agora, a plataforma começou a enviar notificações e emails aos seus utilizadores a pedir que identifiquem a morada principal da conta, dando até 21 de fevereiro para finalizar este processo.

É possível que o corte comece a ocorrer depois desta data.

Como será o acesso à Netflix quando vá de férias ou me ausente de casa?

Por agora ainda não existem grandes informações de como a Netflix irá permitir o início de sessão quando estamos fora de casa por um tempo mais prolongado, como é o caso das férias.

No entanto, a marca revela que será possível continuar a ver em streaming nos seus dispositivos pessoais ou iniciar sessão na sua conta Netflix num novo televisor (por exemplo, num hotel ou numa casa de férias).

Esta validação poderá passar por um código ou por obrigar a que a conta seja conectada à morada principal com uma periodicidade regular.

Será possível adicionar pessoas externas à nossa morada principal?

Se partilha a conta com outras pessoas fora da sua morada e pretende manter esse acesso poderá fazê-lo acrescentando membros adicionais.

netflix membros externos

Cada utilizadores externo terá um custo de 3,99€ e terá direito a um login independente para a sua conta. Embora mantenha o acesso a todos os conteúdos com a qualidade da conta original, estarão limitados nos seguintes pontos:

  • Membros adicionais podem ver a Netflix em qualquer dispositivo, mas apenas num dispositivo de cada vez.
  • Os membros adicionais também podem transferir títulos, mas apenas para 1 telefone ou tablet de cada vez.
  • Os membros adicionais só podem ter um perfil e não podem criar perfis adicionais.
    • Este perfil pode ser um perfil novo ou um perfil transferido elegível da pessoa titular da conta que convidou o membro adicional. Saiba mais sobre como transferir um perfil.
    • Este perfil pode ter classificações etárias diferentes, mas não pode ser um perfil de Crianças. Saiba mais sobre os Controlos parentais na Netflix.
  • Os membros adicionais têm de criar a sua conta no país que está associado à conta do titular da conta. Após a ativação da sua conta, o membro adicional poderá ver a Netflix onde quiser.
    • Exemplo: se o titular da conta se tiver registado na Costa Rica, o membro adicional terá de criar e ativar a conta de membro adicional na Costa Rica.
netflix membros externos 2

Muitas destas regras não estão ainda afinadas e deverão ser trabalhadas, nas próximas semanas.

Embora estas medidas tenham como objetivo diminuir a partilha de contas e aumentar a rentabilidade, tem surgido imensa contestação que poderá inverter as expectativas da marca americana.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory