Como o futebol português tem acompanhado as inovações tecnológicas?

O início de uma nova liga de futebol vem sempre com um anseio de uma liga moderna, adaptada às mais recentes tecnologias, e também com um aspeto moderno que pode dar aos adeptos e simpatizantes uma lufada de ar fresco em termos da tecnologia existente.

Podemos assumir que nos últimos anos as inovações tecnológicas têm sido imensas e é sobre isso que hoje vamos falar, porque, na realidade, muitas pessoas não sabem como o futebol português tem acompanhado as inovações tecnológicas.

Wi-Fi no estádio

Um evento de futebol da Liga NOS hoje em dia é visto muito para além do estádio, com pequenos diretos no Instagram ou Facebook e também com muita fotografia tirada uma vez que os telemóveis têm câmaras que se podem igualar a algumas máquinas fotográficas.

Dito isto, é preciso uma internet capaz de assegurar uma boa experiência e é para isso que há alguns anos o Futebol Clube do Porto colocou Wifi no seu estádio e que o Benfica fez o mesmo, seguidos do Sporting que anunciou esta informação recentemente. Assumimos que outros seguirão estes caminhos e que brevemente muitos estádios possam ter Wifi para os adeptos vibrarem ainda mais com o futebol.

apps resultados futebol
Publicidade

5G para todos

A tecnologia 5G tem sido falada há alguns anos, mas o seu uso massivo em Portugal é um dos principais objetivos do Benfica, que em abril deste ano anunciou, com uma parceria com a NOS, que o seu estádio iria estar totalmente coberto com 5G da referida operadora.

Desta forma, streaming ou backups de fotos torna-se mais rápido e eficaz, na mesma altura em que algumas operadoras ainda “oferecem” o 5G gratuitamente a quem tiver alguns planos compatíveis para que os clientes possam testar a enorme diferença do 4G para o 5G.

laliga realidade aumentada jogos futebol adeptos barcelona

VAR

Embora seja polémico, o video assistant referee ou simplesmente VAR como é conhecido em Portugal é também ele um sistema tecnológico.

Este é um sistema que ajuda os árbitros a tomarem melhores decisões pois existe uma outra pessoa a analisar os vídeos do jogo para que possam ajudar ou informar o árbitro sobre algo que lhe possa ter escapado.

Embora tenha sido palco de alguma polémica em Portugal em alguns jogos dos clubes grandes, esta solução tecnológica torna o sistema de decisão de um jogo mais transparente e tecnologicamente avançado.

Tecnologia da linha de golo

Será que foi mesmo golo e a bola entrou na baliza? É precisamente isso que a tecnologia da linha de golo faz, usando algumas câmaras que podem ter uma margem de erro de 3 milímetros, e que informam o arbitro se a bola passou mesmo da linha da baliza para poder “marcar” o golo.

Esta tecnologia já está em uso em Portugal, e veio da experiência de alguns países da Europa que a tinham utilizado antes de nós, como a Premier League que aderiu à tecnologia antes mesmo de aderir ao VAR.

A tecnologia que veio para ficar

Estes são três dos muitos exemplos de tecnologias que foram adotadas e que vieram para ficar, dando mais segurança e harmonia entre o futebol e os meios tecnológicos de última geração, para que a experiência no estádio seja diferente e mais atual.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X