Como pedir o certificado digital de vacinação contra a COVID-19

Viajar e assistir a eventos tornou-se mais simples hoje com a entrada em vigor do certificado digital de vacinação contra a COVID-19 em Portugal.

Com este documento, que irá servir como passaporte, será possível provar o historial de vacinação contra o vírus e irá permitir aceder a vários locais sem a necessidade de apresentação de teste COVID-19.

Se pretende obter o seu certificado digital, apresentamos-lhe os passos necessários para o descarregar de forma gratuita.

certificado-digital-covid-passaporte
Publicidade

Solicite e descarregue de forma simples e gratuita o seu certificado digital de vacinação contra a COVID-19

Entrou hoje em vigor o novo certificado digital de vacinação contra a COVID-19 válido para toda o território da União Europeia.

Este documento será reconhecido internacionalmente e irá permitir, a quem já foi vacinado, movimentar-se de forma mais simples e célere entre países e em eventos sem a necessidade de estar constantemente a realizar testes.

Se pretende obter o seu certificado digital, estes são os passos que deve seguir:

  1. Aceder à página do Certificado Digital no portal do Sistema Nacional de Saúde (SNS)
  2. Selecionar a opção Certificado de Vacinação, preencher a data de nascimento, inserir o número de utente e colocar um visto nas caixas de seleção. Por fim, carregar em submeter.
certificado digital covid como pedir
  1. Depois do formulário submetido, irá receber um código por SMS e E-mail que deverá utilizar para aceder ao certificado digital. Para isso, carregue na opção Já recebi o código e insira o código recebido.
  2. Após estes passos, irá aparecer-lhe no portal do SNS o seu certificado digital. Carregue em Descarregar para guardar o PDF e guarde o documento em formato digital ou em papel. Se o PDF pedir uma password, coloque o seu número de cartão de utente.
Certificado Digital COVID UE PT

Quem pode pedir o certificado?

O certificado digital pode ser pedido nos seguintes casos:

  • Quem já foi vacinado contra a Covid-19 (mesmo que apenas tenha a primeira dose da vacina)
  • Quem testou negativo à Covid-19
  • Quem recuperou da Covid-19

Embora este certificado sirva para simplificar a movimentação das pessoas já vacinadas, é importante que, em caso de viagem, verifique se no país de destino este passaporte é suficiente ou se deve cumprir mais alguns requisitos.

Partilhe este artigo

2 comentários em “Como pedir o certificado digital de vacinação contra a COVID-19”

Deixe um comentário

Publicidade