As compras via Instagram têm ganho uma grande proporção e têm passado a ser o método de compra e venda eleito por muitos utilizadores. Numa nova atualização, a empresa vai passar a permitir que a encomenda seja realizada diretamente através das mensagens na plataforma assim como o pagamento e o tracking da encomenda.
Para já estas novidades aplicam-se apenas aos utilizadores e vendedores dos Estados Unidos da América, mas a atualização deverá ser lançada a nível mundial.
Compras, pagamentos e tracking de encomendas diretamente nas mensagens do Instagram
A ideia do Instagram é permitir aos consumidores procurar o artigo na rede, tirar as suas dúvidas e efetuar todo o processo de compra sem nunca abandonar a aplicação, tudo isto maioritariamente apenas através da plataforma de mensagens dentro da app.
Os comerciantes podem assim esclarecer os compradores e, quando se trata de negócios que são para avançar, é possível enviar diretamente a solicitação de pagamento pelas mensagens do Instagram.
Nos últimos anos a plataforma Instagram tem apostado na vertente comercial da rede social, desde permitir às empresas (grandes e pequenas) aumentar o público que conseguem alcançar até mesmo a promover os próprios produtos e realizar as vendas através da rede.
Estas mudanças passaram pela criação do separador de compras e pela identificação direta de artigos em publicações no Instagram, passando mais tarde algumas destas funcionalidades diretamente para os Reels.
A nova implementação dentro da rede social vai aumentar ainda mais o facilitismo com que as pessoas vão poder adquirir determinado item enquanto tiram as suas dúvidas com o comerciante. Este pode então criar a referência, solicitar o pagamento e fornecer mais tarde o número para rastrear a encomenda quando esta estiver a caminho da casa do cliente, tudo isto sem nunca sair de dentro do Instagram.
As novidades, para já, vão estar disponíveis apenas nos Estados Unidos da América.