Compras online geraram mais de 13 mil reclamações em 2022

Desde o início do ano 2022 que o Portal da Queixa já registou mais de 13.300 reclamações dos consumidores relacionadas com compras online.

Segundo os dados divulgados, os números apontam para uma média de 35 queixas por dia relacionadas com algum problema durante o processo das compras online.

compras online portal da queixa reclamações
Publicidade

Segurança nas compras online deve ser reforçada

A 21 de Outubro foi marcado o Dia de Compras na Net, levando o Portal da Queixa a partilhar os dados que reuniu sobre o tema, registando assim um aumento de 5% no número de reclamações efetuadas na plataforma relacionadas com as compras online, quando comparado com o ano 2021.

O Portal da Queixa reforça ainda que as pessoas têm de continuar a reforçar a segurança online quando realizam algum tipo de compra.

portal da queixa avaliacao estrelas

Segundo os dados, entre 1 de janeiro de 2022 e 18 de outubro do mesmo ano, os consumidores portugueses apresentaram um total de 13.393 reclamações relacionadas com compras online, sendo que em 2021 registou-se, no mesmo período, um total de 12.706 queixas dentro do mesmo tema.

De acordo com o Portal da Queixa, a análise às reclamações relacionadas com as compras online incidiram sobre os setores da Tecnologia e Eletrónica de Grande Consumo; Sites de Reservas de Viagens; Equipamento Desportivo – Comércio a Retalho; Vestuário Homem e Senhora e Marketplaces Internacionais.

Segundo foi possível apurar, os principais motivos de reclamação foram os problemas com o reembolso, que geraram 2.932 queixas (37%), os atrasos nas entregas com 3.673 reclamações (27%) e problemas com encomendas (defeitos, encomendas erradas, extravio) que conta com 2.722 queixas (20%).

shopping compras consumidores

Quando à fraude/burla nas compras online os consumidores apresentaram 1.620 reclamações sobre este problema, que representa 12% do valor total, e 226 queixas devem-se a outros motivos (3%).

O Portal da Queixa apela que os consumidores se informem bem antes de avançarem com algum tipo de compras online e deixa algumas dicas sobre boas práticas de consumo na internet.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory