Os russos conseguiram finalmente criar o seu próprio computador livre de material produzido por países do ocidente.
Fique a conhecer o computado russo desenvolvido só com componentes fabricados na Rússia ou importados de países que não impõe sanções.
Este é o computador construído pela Rússia sem componentes do ocidente
Depois das muitas sanções que a Rússia tem sido alvo devido à invasão da Ucrânia, os russos deixaram de conseguir aceder a grande parte dos componentes usados habitualmente para construir um computador.
No entanto, a Rússia anunciou agora um novo computador que é construído apenas com peças fabricadas na Rússia ou em países que realizam comércio com o país.
Este computador foi fabricado pela empresa russa Mobile Inform Group (MIG) e equipa um processador Scythian desenhado no centro nacional JSC SPC “ELVIS”, em Moscovo, e apresenta um desenho com arquitetura ARM e 4 núcleos Cortex-A53. Já a gráfica utilizada é uma PowerVR Series8XE GE8300.
A Motherboard foi também toda desenhada na Rússia e integra 8 GB de RAM LPDDR4 (com possibilidade de ser expandida até 64 GB) e armazenamento eMMC com capacidade máxima de 64 GB.
Como sistema operativo, conta com uma distribuição Linux russa, a ALT, estando prevista uma alteração futura para o Astra Linux.
Embora este computador irá ter um custo baixo e a possibilidade de ser fabricado em massa (prevê-se uma produção de 100 mil unidades por ano), está longe de apresentar um desempenho elevado e irá ser apenas suficiente para tarefas mais simples.