Desde que surgiu no mercado automóvel, a Cupra quis ser uma marca diferente das restantes e afirmou-se como sendo uma marca criativa e irreverente. Para manter a sua palavra, a empresa deu um salto para o virtual e entrou no mundo gaming.
A Cupra introduziu assim no jogo Forza Horizon 5 o concept car UrbanRebel Racing Concept, o Formentor VZ5 e o Tavascan.
Todos os modelos Cupra podem ser conduzidos gratuitamente no jogo
O Cupra UrbanRebel Racing Concept, desenvolvido em Barcelona, combina eletrificação, sustentabilidade e performance, integrando uma estética virtual para criar uma linguagem de design para a futura geração de veículos elétricos.
A empresa adicionou elementos de gamificação ao carro de corrida que se agora torna realidade num dos videojogos mais icónicos, o Forza Horizon 5, disponível para a Xbox Game Studios e Playground Games.
Este concept tem uma pintura que se adapta à luz e um spoiler impressionante com luzes incorporadas, inspirado nos carros de corrida virtuais do jogo. O Forza Horizon 5 permite conduzir este concept car não convencional antecipadamente e chegar à meta num verdadeiro estilo rebelde e elétrico.
O Formentor VZ5 é o carro a combustão mais potente da marca no qual podemos ver a junção do design e alta performance, com o objetivo de levar os condutores além dos seus limites.
É também o modelo de produção mais exclusivo até à data, com apenas 7.000 unidades fabricadas. Os jogadores têm a oportunidade de experimentar e testar o seu desempenho em primeira mão, conduzindo-o pelo mundo aberto do Forza Horizon 5 e desafiando os limites do jogo.
O Tavascan é o primeiro SUV Coupé totalmente elétrico, um carro que coloca o seu carácter desportivo e a emoção no centro da condução elétrica. A versão virtual do Tavascan para o Forza Horizon 5 dá aos jogadores a oportunidade de se sentarem ao volante do mesmo antes de este chegar às ruas em 2024.
O Forza Horizon 5 passa-se no México, que é o mercado principal da Cupra fora da Europa e onde foi aberta a primeira Cupra City Garage, e está disponível na Xbox Series X|S, Xbox One, PC no Windows e Steam, e Xbox Games Pass incluindo consola, PC e Cloud Gaming (Beta) com Xbox Game Pass Ultimate.
Cupra está também presente no metaverso
Continuando a sua estratégia de marcar a presença no mundo digital, a empresa aposta na diminuição das fronteiras com o mundo físico, com dois mundos combinados num só, permitindo explorar e experienciar as emoções reais.
Foi com base nessa premissa, que a empresa lançou o seu próprio espaço no metaverso, o Metahype, um ambiente virtual colaborativo para a criação e partilha de experiências em constante expansão, onde marcas, criadores e comunidades se reúnem para socializar, colaborar, criar e viver experiências emocionais.
Esta ilha virtual, apelidada de Metahype, é formada por diferentes distritos, estabelecido em três zonas distintas: Metahype square, CUPRA district e Primavera Sound district. Os utilizadores aterram na praça Metahype, onde recebem o seu Metahype Passport, um Dynamic NFT que representa a reputação de cada Hyper.
A empresa desenvolveu um sistema de gamificação que está a recompensar os utilizadores com Hypes pelo seu envolvimento e atividade dentro da plataforma. Estes pontos podem desbloquear experiências especiais e novos espaços dentro do Metahype.
Uma das ofertas mais atrativas dentro deste universo criado pela empresa é o Cupra Next, um espaço onde os utilizadores podem influenciar o futuro da empresa configurando a sua própria versão do carro DarkRebel, um carro desportivo virtual, num Hyper Configurator.
Dentro do universo virtual criado pela empresa podemos encontrar cinco espaços únicos:
- CUPRA Plaza: o ponto de encontro para a tribo se poder conectar e conviver;
- CUPRA Racing: um local para viver o ADN desportivo da marca com jogos de corrida gamificados onde as skills de condução dos utilizadores são postas à prova em 2 jogos diferentes;
- CUPRA Metahype City Garage: um espaço para descobrir e explorar os modelos da empresa, conhecer os Masters e experimentar o mais recente carro, o Tavascan;
- CUPRA Hub: o espaço onde mostramos a empresa além do mundo automóvel – navegue na Collection Boutique, ou participe nos Desafios da Dança com curadoria do Primavera Sound;
- CUPRA Next: onde os utilizadores podem ditar o futuro design do CUPRA DarkRebel
Desenvolvido internamente e com parceiros locais, o objetivo principal do Metahype é o de ligar diferentes comunidades e desencadear o poder da colaboração. As oportunidades são imensas e o único limite é a imaginação e criatividade da Tribo Cupra.