Em vez de integrarem conectores USB-C, os iPhone utilizam um sistema proprietário chamado de Lightning.
Embora apenas pode ser encontrado nos equipamentos da Apple, um engenheiro conseguiu colocá-lo a funcionar num Samsung A51.
Conector Lightning colocado a funcionar num Samsung A51
No entanto, a marca americana tem resistido a esta troca, pretendendo manter a exclusividade do seu conector Lightning.
Procurando perceber se era possível utilizar esta porta num smartphone Android, um engenheiro, que anteriormente inseriu um conector USB-C num iPhone, decidiu tentar integrar o Lightning num Samsung A51.
Ken Pillonel conseguiu mesmo concluir este teste, tendo documentado todo o processo em vídeo. O conector Lightning ficou totalmente funcional, tanto para carregamento como em transferência de dados.
Em todo o processo, Pillonel referiu que o mais difícil foi colocar tudo a funcionar em conjunto, uma vez que o conector da Apple tem um sistema que verifica se está ligado a um iPhone, problema esse que teve de contornar para enganar o sistema.
Quando questionado sobre o que tinha sido mais difícil, se colocar o USB-C no iPhone ou o Lightning no Samsung, o engenheiro referiu que teria sido a primeira hipótese. Adicionalmente, referiu que enquanto a adição do USB-C num iPhone era uma grande melhoria, o oposto apenas piorava a experiência.
Tal como no seu teste anterior, Pillonel não irá vender este protótipo que desenvolveu.