Conheça os cuidados que deve ter quando se liga a uma rede Wi-Fi pública

As redes Wi-Fi públicas são bastante populares em cafés, aeroportos ou no estrangeiro, durante as férias ou viagens de negócios. Apesar da conveniência e da sua necessidade de se manter ligado à internet, estas situações comuns requerem alguma vigilância para garantir a segurança e a proteção dos dados pessoais.

Para ajudar os utilizadores, os especialistas da Kaspersky criaram um conjunto de práticas seguras para a utilização de redes sem restrições.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca
Publicidade

Estes são os cuidados a ter ao utilizar uma rede Wi-Fi pública

O Wi-Fi público é uma forma conveniente de se manter ligado em qualquer lugar, seja num café, num centro comercial ou num aeroporto.

No entanto, é importante estar consciente dos riscos de segurança a que o se expõe quando se liga a estas redes públicas sem restrições.

Por vezes, os cibercriminosos criam redes de Wi-Fi falsas ou comprometem as existentes. Podem utilizar nomes muito semelhantes aos de redes legítimas para induzir os utilizadores a ligarem-se.

Uma vez ligados, as informações pessoais, como os logins das redes sociais, os dados bancários e os endereços e-mail, ficam vulneráveis a interceção e utilização indevida.

Apesar destas preocupações, existem formas eficazes de os utilizadores garantirem que os seus dados permanecem seguros. Para evitar correr riscos desnecessários, os especialistas da Kaspersky recomendam o seguinte:

  1. Ligue-se a uma rede Wi-Fi pública apenas quando necessário. Geralmente, é aconselhável utilizar redes Wi-Fi públicas apenas quando absolutamente necessário, devido às suas potenciais vulnerabilidades de segurança.
  2. Verifique a autenticidade da rede. Ao utilizar uma rede Wi-Fi pública, confirme a legitimidade da rede com os colaboradores das instalações. Isto pode evitar a ligação a uma rede enganosa
  3. que possa captar informações pessoais.
  4. Preste atenção à página de acesso da rede Wi-Fi pública. Se o acesso à rede solicitar credenciais de início de sessão, através de plataformas externas, como as redes sociais, é um sinal de aviso. Esses pedidos podem indicar uma tentativa de phishing com o objetivo de aceder a informações pessoais.
  5. Evite transações sensíveis em redes Wi-Fi públicas. Recomenda-se que, quando acede a uma rede pública, evite fazer login em websites com as suas credenciais de acesso, especialmente em páginas de serviços financeiros. Esta prática reduz significativamente o risco de comprometerem os seus dados sensíveis.
  6. Melhorar a privacidade e a segurança com uma VPN. A utilização de uma VPN quando acede a uma rede de Wi-Fi pública pode melhorar significativamente a privacidade na Internet. As VPN modernas encriptam os dados e protegem as atividades online contra o acesso não autorizado. A sua utilização não afeta significativamente a velocidade da Internet, o que as torna adequadas para uma utilização contínua.
internet wi-fi pública

Se os utilizadores seguirem estas dicas e utilizarem uma VPN fiável, garantem que a sua experiência de navegação em redes Wi-Fi públicas permanece privada.

Para além de disponibilizarem encriptação de dados, algumas soluções de segurança abrangentes protegem contra vários riscos, como o phishing, em que os cibercriminosos criam redes de Wi-Fi falsas para roubar credenciais de início de sessão, e a falsificação de DNS, que redireciona os utilizadores para sites maliciosos.

Além disso, a encriptação da VPN protege contra os ataques direcionados que podem explorar o histórico de navegação e outras informações sensíveis, oferecendo uma proteção robusta contra os potenciais perigos associados às redes Wi-Fi abertas.

As VPN podem ser utilizadas continuamente e não apenas em cenários específicos, como a ligação a redes Wi-Fi abertas.

Manter uma VPN sempre ativa garante que os dados do utilizador permanecem protegidos, mantendo a privacidade independentemente do utilizador. Os serviços VPN de alta qualidade não comprometem a velocidade da Internet, permitindo usufruir de uma proteção total sem sofrerem reduções significativas nas suas velocidades de navegação ou de transferência.

Embora as VPNs sejam vistas como ferramentas para ocasiões especiais, também podem ser uma medida de cibersegurança para uso diário. Ao manter uma VPN ligada, os utilizadores aumentam a sua segurança e garantem uma proteção contínua da privacidade, reforçando a sua defesa contra os riscos presentes no espaço digital.

Anna Larkina, especialista em análise de conteúdos Web da Kaspersky
Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X