Conheça as melhores tarifas de internet para zonas rurais

Tem uma casa no campo ou simplesmente quer ir uns dias de férias, mas pretende garantir que a internet não irá falhar?

Fique a conhecer algumas das ofertas mais vantajosas do mercado.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca
Publicidade

Conheça as melhores soluções de internet para zonas rurais

Fugir do rebuliço da cidade e passar uns dias no campo é, para alguns, a melhor forma de descontrair e abstrair-se dos problemas do dia-a-dia.

No entanto, a ideia de ficar completamente desconectado do ‘mundo exterior’ não agrada a todos que, preferem mesmo assim, ter a opção de se ligarem à internet quando bem entenderem.

Contudo, a ligação por fibra ótica ainda não chegou a todas as zonas rurais e por isso é preciso pensar noutras alternativas viáveis para esses momentos.

Com o intuito de o ajudar a escolher a opção que melhor se adequa às suas necessidades, a Selectra elaborou uma lista onde indica alguns dos melhores tarifários do mercado de acordo com as opções que tem à sua disposição.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca

Tarifários de Internet móvel

Se porventura, a habitação não tiver cobertura de fibra ótica ou ADSL e não quiser instalar satélite, existe outra alternativa pela qual pode optar: pacotes de internet móvel. E pode escolher entre tarifários pré ou pós pagos e se quer ou não um hotspot para utilizar este serviço em mais de um dispositivo de forma simultânea.

No caso de não ter uma residência fixa no meio rural e apenas pretender usufruir de uns dias de férias, o melhor será optar por tarifas de internet móvel pré-pagas já que estas não implicam qualquer tipo de fidelização e normalmente não têm limite de tráfego.

Existem várias opções deste género no mercado, com ou sem router incluído, e o objetivo é que vá renovando o seu tarifário apenas quando precisar de ter acesso à internet. Neste momento, uma das melhores ofertas das operadoras é a da Vodafone, com preços de cerca de 15€ por 15 dias de utilização.

No entanto, para situações em que é habitual deslocar-se para zonas rurais, deverá antes contratar um pacote pós-pago que, embora tenha um período de fidelização agregado, tem a vantagem de não precisar de se preocupar com o seu carregamento, já que este será feito de forma automática todos os meses. E à semelhança do que acontece com as tarifas pré-pagas, a Vodafone também tem este tipo de tarifários sendo que os preços rondam os 20€/mensais com tráfego limitado a 60 GB.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca

Condições da Internet por satélite

Pensada como uma forma de “atender ao problema do acesso à internet em áreas rurais ou remotas e em pequenas cidades onde a infraestrutura de fibra ótica é inexistente” (ANACOM), a internet por satélite é normalmente utilizada nas casas de campo e em situações de estadia prolongada.

Este tipo de tecnologia funciona com recurso a um satélite que orbita à volta do espaço terrestre e por esse motivo, está disponível em praticamente todo o território. No entanto apresenta algumas desvantagens como é o caso da velocidade de internet que acaba por ser muito mais reduzida em comparação às outras ofertas do mercado.

Isto é, dependendo do pacote de internet satélite contratado, a velocidade de internet pode variar entre os 5Mbps e os 100Mbps, um valor bastante distinto das velocidades atingidas com fibra ótica (até 1Gbps).

Porém, se não pretender estar sempre conectado ou utilizar este serviço de forma excessiva, esta é de facto uma opção a considerar e segundo a Selectra, a SkyDSL é a empresa que atualmente oferece as melhores tarifas em Portugal:

internet zonas rurais

A instalação destes serviços pode ser realizada através de técnicos certificados ou pelo próprio cliente, dependendo da empresa que escolher. Sendo que, no caso de optar por contratar a SkyDSL, será-lhe fornecido todo o material e informações necessárias para que consiga realizar esta operação sem qualquer problema.

Pacotes para Segunda Habitação

Por fim, na hipótese de ter uma casa de férias numa zona rural que já tenha cobertura de fibra ótica, tem ainda a possibilidade de contratar um pacote de segunda habitação.

Ou seja, se por acaso se encontrar satisfeito com o serviço de telecomunicações que tem atualmente na sua residência oficial e pretender ter as mesmas condições numa segunda residência, poderá fazê-lo a um preço mais reduzido. Para ter acesso a estas tarifas exclusivas, apenas tem de falar com a sua operadora e expor a situação, sendo que, à exceção da NOWO, todas as outras disponibilizam este tipo de oferta.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade