Tem crédito habitação? Siga estas dicas para avaliar o impacto da Euribor

Os últimos meses têm sido marcados por uma escalada vertiginosa da Euribor, uma variação que irá penalizar as prestações de crédito habitação de quem utiliza uma taxa variável.

Se este é o seu caso, conheça algumas dicas que deve seguir para antecipar a subida no seu crédito e tentar estancar de alguma forma a subida da prestação.

calculadora euribor credito habitacao
Publicidade

Dicas para reavaliar o seu crédito habitação com o aumento da Euribor

Numa altura em que se espera um alto aumento das prestações dos créditos à habitação com taxa variável, é importante acompanhar a evolução da Euribor para perceber qual o impacto do seu crescimento nas contas mensais.

Embora a taxa esteja agora em valores bastante superiores ao esperado, ainda não é tarde para tentar controlar a subida desenfreada e conseguir estancar a mensalidade num valor mais confortável para si.

Para avaliar o impacto das subidas e ver que opções tem no seu crédito, deixamos-lhe 5 dicas que deverá seguir para se preparar para os tempos que se avizinham.

Verifique os detalhes do seu crédito habitação atual

Antes de começar a realizar simulações e iniciar negociações com o seu banco, é importante que esteja bem informado acerca das condições que tem atualmente no seu crédito à habitação.

Deverá assim procurar os documentos da sua negociação do crédito, procurar na aplicação de home banking ou pergunte no seu banco quais os detalhes do seu crédito.

  • Valor da prestação atual
  • Spread negociado
  • Taxa de Euribor em vigor no seu crédito (3, 6 ou 12 meses)
  • Total de anos contratualizados no crédito
  • Meses em falta para o fim do crédito à habitação
  • Montante restante em dívida
calcular euribor credito habitacao

Simule o valor da prestação para vários valores da Euribor

Depois de obter todos os dados sobre o seu crédito, deverá fazer algumas simulações de como poderá variar a sua prestação com a variação da Euribor.

Teste com os valores atuais da Euribor (consultar aqui) e simule valores superiores e inferiores para perceber como pode variar a sua prestação. Com estes dados pode criar uma tabela em Excel que o irá ajudar a avaliar as vantagens da taxa fixa.

Para fazer isto, existem várias ferramentas que pode utilizar, mas recomendamos as seguintes.

Simulador Euribor a 12 meses

Se a Euribor do seu crédito habitação é de 12 meses, pode realizar rapidamente a simulação do seu crédito no formulário abaixo.

Para isso, basta preencher com os seus dados (Valor total pedido ao banco, Taxa Euribor em vigor no seu crédito e Total de anos contratualizados) e ir variando os valores da Euribor.

O meu crédito à habitação tem o valor de euros, com a duração de anos, indexado à Euribor a 12 meses (que na última atualização estava nos % ), com um spread de %. Atualmente pago uma prestação de 308 euros, mas numa futura atualização, caso a Euribor a 12 meses seja de %, a minha prestação passa para 432 euros. (Preencha os campos em branco para obter uma previsão.)

Simulador do Doutor Finanças

Outra opção para simular a variação da Euribor é através do simulador disponibilizado pelo Doutor Finanças.

Basta abrir no seu navegador a página deste simulador e preencher com os dados do seu crédito habitação.

calculadora credito habitacao euribor 2

Use os simuladores dos bancos para perceber qual o valor de tabela que estão a praticar na taxa fixa

Agora que já conhece as possíveis variações da sua prestação e já tem a tabela com o resultado das variações da Euribor, pode agora comparar com as ofertas de taxa fixa para avaliar se poderá ser vantajoso.

Use o simulador de crédito habitação do seu banco e preencha todos os campos com os dados reais do seu empréstimo. Na altura de escolher o tipo de taxa, escolha a taxa mista – se houver a opção de vários prazos teste com todos – e aponte qual o valor da prestação final.

Com esse dado, consulte a tabela que criou e perceba qual o valor de Euribor que irá corresponder a sua prestação fixa durante o tempo negociado.

Desta forma consegue perceber se a taxa proposta pelo seu banco poderá compensar face à variação que a Euribor esteja a ultrapassar.

Além do seu banco pode também comparar a oferta de outros bancos de forma a perceber se existem propostas vantajosas noutro entidade bancária para onde poderá transferir o crédito.

simulador credito habitacao ativobank

Fale com o seu banco para perceber se é possível renegociar o Spread

O juro de um crédito habitação é composto por duas parcelas. A Euribor, o valor a que o banco compra o dinheiro e cujo valor varia diariamente, e o Spread, a taxa de juro efetiva do banco.

Enquanto no caso da Euribor o valor não é controlável pelo banco, o spread é um valor da responsabilidade do banco e que pode ser alvo de negociação.

Por isso, visite o seu gestor de conta e questione se existe margem para baixar o valor do spread associado ao seu crédito habitação.

Caso seja possível, a diferença de valor na prestação não será muito significativa, mas irá ajudar a poupar pelo menos alguns euros.

Avalie a possibilidade de transferência do crédito habitação para outro banco

Numa altura em que a Euribor deixou o terreno negativo, existe agora maior abertura dos bancos para negociar as condições dos créditos habitação, seja o Spread, as vendas associadas pelas entidades bancárias ou os custos de transferência.

Faça simulações nos bancos, visite os balcões das entidades que lhe parecem mais vantajosas e tente encontrar uma proposta que melhore as suas condições e prestação.

Como é habitual, é importante relembrar que deve ter em atenção às vendas associadas dos bancos, sendo necessário fazer contas ao custo das manutenções de conta, anuidades de cartões de débito e crédito e outros valores indiretos e escondidos que terá caso subscreva estas obrigações.

Embora não seja possível estimar como irá variar a Euribor nos próximos meses ou anos, é importante perceber como poderá evoluir a sua prestação de forma a avaliar a sua capacidade de pagamento do crédito habitação.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory