Cuidado com as compras online na Black Friday e Cyber Monday

A Check Point Software Technologies Ltd quer sensibilizar os consumidores para que tenham cuidados redobrados durante a Black Friday e a Cyber Monday, uma vez que o fluxo de compras online tem tendência a ser maior assim como os esquemas de phishing, domínios falsos e ataques de malware.

Os especialistas esperam que as vendas na Cyber Monday cresçam em 11% e que será feito um gasto médio de cerca de 155 euros, 5% a mais que em 2021. A Black Friday, apesar de mais focada nas lojas físicas e menos no online, acaba por ser um período onde as compras digitais também tendem a aumentar.

tamanna rumee eD1RNYzzUxc unsplash black friday
Publicidade

Vendas vão aumentar na Black Friday e Cyber Monday e os ataques informáticos também

Foi em 2005 que a Cyber Monday surgiu como uma continuação de um fim-de-semana de compras que se inicia com a Black Friday. Este “fenómeno” era, inicialmente, dirigido às lojas físicas e a segunda-feira ficava então exclusiva para as compras online.

Segundo um novo relatório da Adobe Analytics, a Cyber Monday deverá continuar a ser o maior dia de compras de todo o ano nos EUA, provocando um gasto de 11,2 mil milhões de dólares, um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a Black Friday deverá contar apenas com um crescimento de 1% nas vendas.

black friday sale smartphone descontos shopping compras

Nos dias que correm deixou de existir uma diferenciação tão grande entre os dois “eventos”, com a Black Friday e a Cyber Monday a gerarem uma grande afluência às lojas (tanto físicas como online), mas também a tornarem-se muito lucrativas para os criminosos informáticos.

Apesar da Black Friday ocorrer apenas (oficialmente) a dia 25 de novembro e a Cyber Monday a 28 de novembro, os compradores já têm uma vasta lista de compras preparadas para esses dias. O relatório da Webloyalty Black Friday 2022 mostra que este ano tanto as compras nesses dias como os gastos vão ser maiores. Um aumento de 11% nas vendas e um gasto médio de 155 euros.

black friday sale smartphone descontos shopping compras

Recentemente, nos Amazon Prime Day, os dados da Check Point permitiram verificar que houve um aumento no número de páginas relacionadas com o termo “amazon”, assim como os ataques de phishing usando a empresa como pretexto tiveram um aumento entre as datas da campanha.

Foram criadas quase 1900 páginas relacionadas com a Amazon e 10% destas eram fraudulentas. Em 2021, segundo avança a Check Point, nos dias que antecederam a Black Friday, registou-se um aumento de 178% nas lojas Web fraudulentas a nível mundial.

shopping compras consumidores

Além dos sites serem um problema que deve ser vigiado, também os ataques por phishing são um grande protagonistas nestes dias. A Check Point publicou, recentemente, um relatório sobre o malware no Q3 que reflete a forma como as empresas de entregas de pacotes de transporte são utilizadas para imitar identidades e realizar ataques de phishing, onde a DHL ocupou o primeiro lugar da empresa mais utilizada para estes esquemas.

Este tipo de ataques acaba por ter uma ligação bastante preocupante com o período da Black Friday e ainda mais com a Cyber Monday, uma vez que as compras online são, muitas vezes, adquiridas com acesso ao recurso de envio para casa do consumidor e não com o levantamento em loja física.

Conselhos da Check Point para uma Black Friday e Cyber Monday mais seguras

  • Compras sempre de uma origem fidedigna: o ideal é procurar o link no motor de busca que utilizamos na loja onde queremos comprar determinado produto. Clicar num link enviado por potenciais compradores por e-mail sem saber a sua origem pode ser potencialmente perigoso;
  • Esteja atento a domínios semelhantes: é muito importante prestar atenção aos links e domínios das páginas web que introduzimos. Os erros de ortografia ou nomes mal escritos constituem um sinal de que as páginas aparentam ser iguais aos originais e que foram criadas para tentar atacar os utilizadores que entram.
  • As ofertas que parecem demasiado boas para serem verdadeiras serão, de facto, sempre demasiado boas para serem verdadeiras: verificar diversos sites para ver se a oferta é real ou não. Um desconto invulgar sobre um produto altamente procurado poderia ser um indicador claro de que se trata de um esquema.
black friday sale smartphone descontos shopping compras
  • Procure sempre o cadeado: Os sites que têm o HTTPS em vez do HHTP são os sites seguros e autênticos. Além disso, eles terão um cadeado à sua frente para os distinguir dos outros. Só devemos entrar nestes, pois são os que cumprem as normas internacionais de segurança.
  • Ter soluções de segurança para os endpoints: também deve ter tais soluções de segurança para o seu correio eletrónico. Com esta medida muitos ciberataques e fugas de informação podem ser evitados.
  • Esteja sempre atento aos e-mails de reposição de senha: especialmente quando o volume de tráfego online está no seu auge, como por exemplo na Cyber Monday. Se receber um e-mail de reposição de palavra-passe não solicitado, visite sempre diretamente o website (não clique nos links) e altere a sua palavra-passe.
Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X