A Check Point Software Technologies Ltd quer sensibilizar os consumidores para que tenham cuidados redobrados durante a Black Friday e a Cyber Monday, uma vez que o fluxo de compras online tem tendência a ser maior assim como os esquemas de phishing, domínios falsos e ataques de malware.
Os especialistas esperam que as vendas na Cyber Monday cresçam em 11% e que será feito um gasto médio de cerca de 155 euros, 5% a mais que em 2021. A Black Friday, apesar de mais focada nas lojas físicas e menos no online, acaba por ser um período onde as compras digitais também tendem a aumentar.
Vendas vão aumentar na Black Friday e Cyber Monday e os ataques informáticos também
Foi em 2005 que a Cyber Monday surgiu como uma continuação de um fim-de-semana de compras que se inicia com a Black Friday. Este “fenómeno” era, inicialmente, dirigido às lojas físicas e a segunda-feira ficava então exclusiva para as compras online.
Segundo um novo relatório da Adobe Analytics, a Cyber Monday deverá continuar a ser o maior dia de compras de todo o ano nos EUA, provocando um gasto de 11,2 mil milhões de dólares, um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a Black Friday deverá contar apenas com um crescimento de 1% nas vendas.
Nos dias que correm deixou de existir uma diferenciação tão grande entre os dois “eventos”, com a Black Friday e a Cyber Monday a gerarem uma grande afluência às lojas (tanto físicas como online), mas também a tornarem-se muito lucrativas para os criminosos informáticos.
Apesar da Black Friday ocorrer apenas (oficialmente) a dia 25 de novembro e a Cyber Monday a 28 de novembro, os compradores já têm uma vasta lista de compras preparadas para esses dias. O relatório da Webloyalty Black Friday 2022 mostra que este ano tanto as compras nesses dias como os gastos vão ser maiores. Um aumento de 11% nas vendas e um gasto médio de 155 euros.
Recentemente, nos Amazon Prime Day, os dados da Check Point permitiram verificar que houve um aumento no número de páginas relacionadas com o termo “amazon”, assim como os ataques de phishing usando a empresa como pretexto tiveram um aumento entre as datas da campanha.
Foram criadas quase 1900 páginas relacionadas com a Amazon e 10% destas eram fraudulentas. Em 2021, segundo avança a Check Point, nos dias que antecederam a Black Friday, registou-se um aumento de 178% nas lojas Web fraudulentas a nível mundial.
Além dos sites serem um problema que deve ser vigiado, também os ataques por phishing são um grande protagonistas nestes dias. A Check Point publicou, recentemente, um relatório sobre o malware no Q3 que reflete a forma como as empresas de entregas de pacotes de transporte são utilizadas para imitar identidades e realizar ataques de phishing, onde a DHL ocupou o primeiro lugar da empresa mais utilizada para estes esquemas.
Este tipo de ataques acaba por ter uma ligação bastante preocupante com o período da Black Friday e ainda mais com a Cyber Monday, uma vez que as compras online são, muitas vezes, adquiridas com acesso ao recurso de envio para casa do consumidor e não com o levantamento em loja física.
Conselhos da Check Point para uma Black Friday e Cyber Monday mais seguras
- Compras sempre de uma origem fidedigna: o ideal é procurar o link no motor de busca que utilizamos na loja onde queremos comprar determinado produto. Clicar num link enviado por potenciais compradores por e-mail sem saber a sua origem pode ser potencialmente perigoso;
- Esteja atento a domínios semelhantes: é muito importante prestar atenção aos links e domínios das páginas web que introduzimos. Os erros de ortografia ou nomes mal escritos constituem um sinal de que as páginas aparentam ser iguais aos originais e que foram criadas para tentar atacar os utilizadores que entram.
- As ofertas que parecem demasiado boas para serem verdadeiras serão, de facto, sempre demasiado boas para serem verdadeiras: verificar diversos sites para ver se a oferta é real ou não. Um desconto invulgar sobre um produto altamente procurado poderia ser um indicador claro de que se trata de um esquema.
- Procure sempre o cadeado: Os sites que têm o HTTPS em vez do HHTP são os sites seguros e autênticos. Além disso, eles terão um cadeado à sua frente para os distinguir dos outros. Só devemos entrar nestes, pois são os que cumprem as normas internacionais de segurança.
- Ter soluções de segurança para os endpoints: também deve ter tais soluções de segurança para o seu correio eletrónico. Com esta medida muitos ciberataques e fugas de informação podem ser evitados.
- Esteja sempre atento aos e-mails de reposição de senha: especialmente quando o volume de tráfego online está no seu auge, como por exemplo na Cyber Monday. Se receber um e-mail de reposição de palavra-passe não solicitado, visite sempre diretamente o website (não clique nos links) e altere a sua palavra-passe.