Custo de restrições impostas à Huawei poderão ter custo global de 100 mil milhões de dólares

O bloqueio comercial do governo americano à Huawei, em 2020, teve grandes repercussões na atividade da empresa chinesa.

No entanto, esta decisão deverá também ter afetado as economias mundiais, sendo estimado um custo global de 100 mil milhões de euros até 2035.

huawei 5g aveiro
Publicidade

Sanções à Huawei estão a ter também consequências na economia global

O governo de Trump começou a levantar suspeitas acerca da possibilidade da Huawei poder estar a espiar para o governo chinês em 2019, tendo imposto uma série de limitações comerciais à empresa chinesa e subsidiárias em 2020.

Essa decisão fez com que a Huawei deixasse de ter acesso a semicondutores fabricados nos Estados Unidos ou com tecnologia americana, além de perder acesso aos serviços da Google e muitos outros softwares americanos.

huawei 5g

Embora esta decisão tenha representado um impacto brutal na empresa chinesa, levando a uma grande quebra nas suas receitas e à quebra a pique do seu negócio de smartphones, estará, na verdade, a ter também impacto na economia global.

Segundo um estudo da Oxford Institute of Economics, o afastamento da Huawei do 5G e a procura por alternativas irá levar a um aumento de 19% nos custos de implementação do 5G.

huawei 5g europa portugal

Ou seja, e considerando o cenário médio de custos, significará um impacto de 105.5 mil milhões de dólares na economia de países como a Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão, Índia, Reino Unido, Estados Unidos da América e outros, considerado o período até 2035.

Esta decisão do governo americano teve assim um impacto significativo a nível mundial, algo que também irá influenciar Portugal tendo em conta que existe um plano para substituir a Huawei na infraestrutura de 5G nacional.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory