Deepfake e as eleições europeias: uma ameaça à democracia na era digital

As eleições europeias estão cada vez mais próximas. Apesar de a data oficial de votação ser a 9 de junho, há portugueses que pediram para votar antecipadamente, por isso mesmo, a Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de plataformas de segurança cibernética alimentadas por IA e entregues na cloud, decidiu alertar para o facto de as ciberameaças e as tecnologias deepfake afetarem a confiança nas eleições durante todo o processo.

O risco de ciberataques, relacionados com a aproximação das eleições está a aumentar, assim como a indevida utilização de tecnologias deepfake. Não se trata apenas de uma ameaça tecnológica, mas também de um desafio democrático para todos os Estados-Membros.

uniao europeia
Publicidade

Clonagem de voz, criação de vídeos e áudios falsos com IA e muitas outras formas que os deepfake podem influenciar as votações

A investigação levada a cabo pelos especialistas da Checkpoint, alerta para muitos riscos que, apesar de não serem novos, podem mudar a forma como as pessoas vão agir durante o ato eleitoral.

A criação de informação falsa recorrendo a deepfakes pode levar a que as pessoas menos informadas acreditem que, de facto, se trata do candidato em questão e não de uma invenção criada por Inteligência Artifical.

check point

“Investigámos 36 eleições parlamentares, regionais e presidenciais realizadas entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024 e descobrimos que, em pelo menos 10 casos, foram utilizados vídeos e gravações áudio deepfake com clonagem de voz para campanhas de desinformação. Muitas vezes, estas campanhas não são obra de lobos solitários, mas sim de ações coordenadas de grupos profissionais. No contexto das eleições europeias, podemos esperar uma nova onda de fraudes em todos os países”

Sergey Shykevich, Diretor do Grupo de Inteligência de Ameaças da Check Point Software Technologies.

A empresa dá como exemplo o sucedido durante as eleições parlamentares na Eslováquia, onde foi possível assistir a esforços para influenciar a opinião pública através da clonagem de voz de candidatos, e é possível que estas fraudes tenham sido o pico da balança que ajudou a decidir o vencedor numa eleição renhida.

criar gif deepfakes android ios iphoneos

Do mesmo modo, foi possível assistir ainda a esforços para influenciar as eleições na Polónia utilizando vídeos com áudio gerado por IA. Mas muitos outros países tiveram experiências igualmente desastrosas. O êxito, embora difícil de medir, destas fraudes aumentará ainda mais a motivação de outros atacantes nas próximas eleições.

Os deepfakes podem ser utilizados para difundir desinformação e manipular a opinião pública, mas existe também a ameaça potencial de ciberataques às infraestruturas dos sistemas eleitorais. Por esse motivo, é necessária a vigilância e a cooperação a todos os níveis para preservar a integridade do processo eleitoral.

As tecnologias Deepfake utilizam a aprendizagem automática e a inteligência artificial para criar ou editar vídeos e gravações de áudio para que pareçam e soem autênticos.

image deepfake

As pessoas representadas podem então fazer e dizer coisas que na realidade nunca fizeram ou disseram. No contexto das eleições, esses vídeos podem prejudicar a reputação dos políticos e espalhar notícias falsas e desinformação que podem influenciar as decisões dos eleitores.

Existem centenas de canais (aproximadamente 400-500) e grupos no Telegram que oferecem serviços de deepfake, desde bots automatizados que guiam os utilizadores ao longo de todo o processo até serviços personalizados fornecidos diretamente por cibercriminosos individuais. Os preços começam nos 2 dólares por vídeo e, por 100 dólares, pode pagar por mais vídeos e tentativas. Criar conteúdo fraudulento é cada vez mais perturbadoramente acessível.

A clonagem de voz é utilizada para reproduzir a voz humana com uma precisão extraordinária. A altura, o tom e o estilo da voz são analisados para que a IA possa gerar discursos falsos convincentes que imitam fielmente a voz original.

Para tal, bastam alguns segundos de áudio de um vídeo online ou de outra gravação. Os preços começam em cerca de 10 dólares para uma subscrição mensal, mas podem subir para as centenas de dólares dependendo da qualidade das funcionalidades fornecidas, como a conversão para discurso em tempo real, menor latência ou acesso a APIs.

image 1 deepfake

A utilização destes recursos em campanhas de desinformação representa uma ameaça significativa para as eleições para o Parlamento Europeu além de que o processo eleitoral pode ser perturbado de várias formas.

A manipulação dos eleitores através de mensagens e ideias falsas transmitidas pelos políticos, o aumento da desconfiança sobre se algo é de facto real ou não, os boatos intensificados sobre os concorrentes, o aumento da espionagem informática e ainda todo o dilema sobre o legal e ético no que diz respeito aos deepfakes, são alguns dos exemplos de como as eleições podem ser prejudicadas por este tipo de tecnologias.

morphin deepfake gif deepfake

“A União Europeia e os Estados-Membros estão a tentar ativamente combater estas ameaças. Por exemplo, a Comissão Europeia adoptou recentemente uma lei sobre inteligência artificial que deverá aumentar a transparência e limitar a utilização da IA para fins prejudiciais. Os cibercriminosos e os grupos de hackers nacionais também vão utilizar as eleições europeias para difundir propaganda contra a UE e apoiar várias iniciativas anti-UE em países individuais.”

Sergey Shykevich, Diretor do Grupo de Inteligência de Ameaças da Check Point Software Technologies.

Ao mesmo tempo, é de esperar uma vaga de ataques de hacktivistas, especialmente sob a forma de ataques DDoS a vários serviços e websites expostos. Por exemplo, durante as eleições presidenciais checas, o grupo hacktivista pró-russo NoName057(16) tentou derrubar os websites de alguns candidatos e criar uma atmosfera de medo.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X