Os desafios da cibersegurança: relembrar os princípios

A cibersegurança é uma preocupação crescente para os utilizadores de dispositivos ligados à Internet. Com o aumento da sofisticação dos ciberataques é mais importante do que nunca tomar medidas para proteger os dispositivos e dados.

Um dos principais desafios da cibersegurança é a crescente complexidade dos sistemas informáticos. Os sistemas informáticos modernos são compostos por uma rede complexa de hardware e software, tornando-os mais vulneráveis a ataques.

cibercrime ciberseguranca hackers internet ransomware malware
Publicidade

Os hackers estão constantemente a desenvolver novas técnicas para explorar vulnerabilidades nestes sistemas de forma a roubar dados, assumir controlo de dispositivos ou causar danos.

Estes ataques podem ser muito difíceis de detetar e bloquear, mesmo para empresas com fortes medidas de cibersegurança.

Estratégias de cibersegurança para se proteger

Os utilizadores podem recorrer a uma série de estratégias para se protegerem destas ameaças. Entre as mais importantes tem-se as seguintes:

  • Manter os seus sistemas informáticos atualizados com as últimas correções de segurança. Os fabricantes de software estão constantemente a lançar correções de segurança para corrigir vulnerabilidades nos seus produtos. Ao manter os seus sistemas informáticos atualizados, pode ajudar a proteger-se contra ataques que exploram essas vulnerabilidades.
kaspersky data breach malware ransomware ciberseguranca ciberameaças
  • Usar passwords fortes e únicas para cada conta. As palavras-passe fracas são uma das principais causas de ciberataques bem sucedidos. Ao usar palavras-passe fortes e únicas para cada conta vai dificultar o trabalho dos hackers. Datas de nascimento e nomes dos filhos ou animais de estimação ? Já sabe a resposta, certo ?
  • Ser cético em relação a e-mails e mensagens de texto de origem desconhecida. Os hackers muitas vezes usam e-mails e mensagens de texto de phishing para enganar os utilizadores a clicar em links maliciosos ou a abrir anexos maliciosos. Ao ser cético em relação a e-mails e mensagens de texto de origem desconhecida, pode ajudar a proteger-se contra esses ataques.
  • Não abrir anexos de e-mail ou clicar em links de fontes desconhecidas. Os anexos de e-mails e os links de fontes desconhecidas podem ser maliciosos. Ao não abrir anexos de e-mails ou clicar em links de fontes desconhecidas está mais protegido contra ataques.
ransomware malware virus informatica ciberseguranca hacker
  • Instalar um software antivírus e mantê-lo atualizado. O software antivírus pode ajudar a proteger o seu computador contra vírus, malware e outros ciberataques. Ao instalar um software antivírus e mantê-lo atualizado, pode ajudar a proteger o seu computador contra esses ataques.
  • Ser cuidadoso ao usar redes Wi-Fi públicas. As redes Wi-Fi públicas são mais vulneráveis a ataques do que as redes privadas. Estas redes não beneficiam das estratégias de proteção das redes privadas e são mas permeáveis. Lembre-se disso quando se ligar a uma rede Wi-Fi de um café ou restaurante e escolha bem as tarefas que vai fazer na internet.
  • Fazer backup dos seus dados regularmente. Fazer backup dos seus dados regularmente pode ajudá-lo a recuperar os seus dados se o seu dispositivo for comprometido por um ciberataque.
ciberseguranca informatica ransomware hacker phishing protecao malware

Além destas medidas, os utilizadores podem também melhorar os índices de cibersegurança ao serem mais conscientes dos riscos. Devem estar cientes dos tipos de ataques que existem e de como podem ser protegidos contra eles

Ao serem mais conscientes dos riscos, podem melhorar a proteção dos seus dispositivos e dos seus dados e a manterem-se, no geral, mais seguros.

A HP está comprometida em ajudar os utilizadores a protegerem-se contra estas e outras ameaças. Porque sabemos que as inovações tecnológicas trazem mais perigos, estamos prontos para trilhar este caminho com os utilizadores e assegurar uma resposta assertiva a todos os desafios que os cenários da cibersegurança nos proponha.

Este artigo foi escrito por Nélson Guerra – Spokesperson de Segurança da HP Portugal.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory