Desde 2013 que não se vendiam tão poucos smartphones

Com os consumidores reticentes com o futuro da economia, o mercado dos smartphones tem sido amplamente afetado.

Desde 2013 que não se vendiam tão poucos equipamentos, deixando os fabricantes cautelosos sobre os próximos tempos.

smartphones lei jun smartphones
Publicidade

Mercado dos smartphones com grande quebra nas vendas

O mercado dos smartphones está a viver, atualmente, um momento de quebra de consumo que está a preocupar os fabricantes.

No último trimestre, característico pelas festas e promoções e por um pico de consumo, o mercado reagiu negativamente, tendo sido registado uma quebra de consumo de 20% quando comparado ao ano anterior.

Esta quebra de desempenho contribuiu assim para fazer de 2022 um ano mau para os fabricantes, com vendas totais de 1.21 mil milhões de equipamentos, um valor que coloca o último ano em mínimos de 2013.

Segundo Nabila Popal, diretor de pesquisa da IDC, nunca se tinha visto um período de festas tão mau como o último, levando os fabricantes a cortar no envio de equipamentos para o mercado e a reaproveitar stocks para fazer campanhas.

black friday sale smartphone descontos shopping compras

Além do receio dos consumidores com a evolução da economia, o que leva a conter as compras de novos equipamentos, a IDC refere também que os smartphones estão a atingir um ponto de maturidade em termos de desempenho que permitem aos consumidores manter o mesmo equipamento mais tempo.

Atualmente começa a não compensar trocar de equipamento todos os anos, estando os consumidores mais intensivos a trocar a cada 2 anos, enquanto a maior fatia do mercado aguarda mais de 40 meses para fazer a troca do seu equipamento.

Com a tendência de vendas a não indicar uma inversão, os fabricantes irão agora ser mais cautelosos no número de equipamentos que fabricam e enviam para o mercado, além de precisarem de se reinventar para conseguir encaminhar o consumo para os seus equipamentos e, de preferência, para os seus topos de gama onde as margens costumam ser maiores.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory