Com a época de Natal e de Ano Novo, muitas pessoas acabam por receber ou comprar um equipamento novo. A NordVPN deixa algumas dicas sobre como configurar estes novos aparelhos de forma mais segura para evitar correr riscos logo no início do novo ano.
Segundo os dados da NordVPN, 75% dos utilizadores configuram os novos dispositivos sozinhos, o que potencia o risco de uma configuração mais vulnerável. No seguimento deste tipo de situações, a empresa deixou algumas dicas que podem ajudar com a configuração inicial de diversos dispositivos novos.
Novo ano, novo gadget, novos perigos
Com a chegada de um novo ano, muitos são os equipamentos comprados recentemente (devido à época festiva) e, como tal, muitas configurações precisam de ser feitas nos equipamentos acabados de sair da caixa.
A NordVPN realizou um novo estudo que permitiu concluir que 75% dos utilizadores indicam configurar os novos equipamentos sozinhos. Desta forma, algumas dicas para ajudar a que este processo seja bem feito pareceram ser algo relevante para a empresa.
Os hackers estão sempre atentos a esta época do ano pois existe uma maior possibilidade de conseguirem atingir novos alvos que acabam de se conectar à rede de forma pouco segura.
“A maioria das mais novíssimas coisas tem muito poucas configurações de cibersegurança instaladas por defeito. Especialmente os dispositivos da Internet das Coisas. O seu novo smartwatch pode ser muito bom a rastrear a sua rota de corrida, mas será que assegura que os seus dados não chegam a terceiros mal-intencionados? Não, se não tomar as medidas certas para protegê-lo”
Daniel Markuson, especialista em cibersegurança da NordVPN
Dicas para um configuração inicial mais segura
- Escolha passwords fortes e complexas
- Uma das dicas do especialista da NordVPN é que deve ser utilizada uma password diferente para cada uma das contas criadas para os serviços online, assim como de um equipamento para outro. A senha do computador deve ser diferente da do smartphone assim como da do tablet. Uma password forte é constituída, normalmente, por pelo menos 20 caracteres, incluindo números, letras e símbolos.
- Ative a autenticação de dois fatores (2FA)
- Outra das dicas deixadas por Daniel Markuson, refere-se ao reforço da password de cada conta. Todos os anos os hackers criam novas formas de invasão, pelo que é sempre recomendado utilizar a autenticação de dois fatores sempre que esta estiver disponível, passando assim a ser necessário que os hackers consigam aceder à sua conta e, também, ao seu equipamento para conseguirem entrar onde desejam.
- Reveja as permissões das apps
- Se recebeu um equipamento novo (ou comprou) não se esqueça de rever novamente as autorizações que conceder a cada aplicação ou programa que instalar. Algumas aplicações podem solicitar mais autorizações do que aquelas que necessitam. Por exemplo, nenhuma aplicação de edição de imagem necessita de aceder aos seus contactos para funcionar em condições.
- Instale ferramentas de cibersegurança
- Uma das dicas pode parecer óbvia, mas nunca é demais relembrar o básico. Nem todos os dispositivos trazem, de origem, um software antivírus ou uma VPN, pelo que, na opinião do especialista, estas devem ser as primeiras aplicações ou programas a instalar num novo dispositivo.
- Configurar as atualizações automáticas
- Depois de estar tudo instalado, é importante configurar as atualizações automáticas para que, assim, possa garantir que sempre que sair uma nova atualização com algum tipo de correção de vulnerabilidades, esta é instalada o mais cedo possível no seu equipamento.
“Mesmo que os novos dispositivos tragam novas vulnerabilidades, há uma forma segura de aproveitá-los. Tudo o que é necessário é um pouco mais de atenção ao que instalamos, em quais links clicamos e como nos comportamos online. Se prepararmos os nossos gadgets adequadamente, eles servem-nos sem comprometer os nossos dados”, diz Daniel Markuson, especialista em segurança cibernética da NordVPN.