Como sabemos, o ar comprimido é uma das partes mais importantes em diversas centrais de energia. É utilizado para operar diferentes sistemas ou ferramentas pneumáticas.
O ar comprimido é um recurso dispendioso e considera-se o custo das operações que uma central realiza.
Anualmente, uma grande quantidade de energia é consumida pelos sistemas de ar comprimido.
Ao otimizar os sistemas de ar comprimido com a ajuda do regulador eletrónico de ar, o consumo de energia pode ser reduzido.
Para isso, basta seguir algumas dicas simples que listámos abaixo:
Reduzir a Pressão
Conhecer as necessidades do sistema pneumático e focar na redução da pressão do ar de forma a adequá-la à necessidade, permitindo assim o consumo adequado de energia.
Por exemplo, se um sistema ou ferramenta é projetado para operar a uma pressão específica, mas o sistema fornece mais pressão do que o necessário para operar a ferramenta, há uma grande probabilidade de a ferramenta se danificar ou de haver desperdício de pressão e energia.
Com a ajuda de um regulador eletrónico de pressão de ar, é possível fornecer uma quantidade precisa e constante de pressão ao sistema pneumático ou à ferramenta, permitindo um funcionamento preciso. Quando um sistema pneumático ou ferramenta opera à pressão correta, o seu desempenho é ótimo.
Verificar Fugas
A coisa mais essencial a fazer é verificar as tubagens e os reguladores digitais de ar quanto a fugas. As fugas são uma das principais causas de alto consumo de energia no setor industrial.
É por isso que sempre que identificar uma fuga, deve proceder à reparação imediata. Caso contrário, isso resultará em elevado consumo de energia e poderá danificar a tubagem ou o sistema pneumático.
Como resultado, não obterá o resultado desejado do regulador eletrónico de ar instalado.
Reduzir o Desperdício
É essencial monitorizar todas as tubagens e sistemas pneumáticos, bem como o regulador eletrónico de pressão instalado, para detetar problemas a tempo antes que se tornem problemas catastróficos.
Por isso, deve realizar reparações atempadamente e, após as reparações, não as negligencie, mantendo a sua vigilância para garantir que as fugas são corrigidas com precisão.
Para isso, é aconselhável criar um cronograma de inspeção. Lembre-se de verificar todas as conexões regularmente.
Como sabemos, sempre que um fluido, gás ou ar sai de um sistema com alta pressão, uma quantidade excessiva do material é desperdiçada.
Em vez de permitir que o caro ar comprimido seja desperdiçado, instale um regulador proporcional de ar, pois isso ajudará a reduzir o desperdício, mantendo a pressão do ar baixa de acordo com a necessidade.
Palavras Finais
Cuidar do seu compressor de ar é necessário para torná-lo eficiente em termos de energia. A manutenção do seu compressor de ar e a instalação de um regulador eletrónico de ar garantirão o funcionamento seguro e sem falhas do seu sistema de ar comprimido.
Dessa forma, não apenas obterá a saída esperada, mas também aumentará a vida útil do sistema de ar comprimido.