Dicas para comprar a máquina de secar roupa ideal

Com os dias de chuva a voltarem a fazer parte do dia a dia dos portugueses, a procura por uma máquina de secar roupa começa a aumentar.

Deixamos-lhe alguns pontos importantes a ter em conta na compra de uma nova máquina de secar roupa e quais podem ser as melhores opções consoante a sua utilização.

maquina de secar roupa estendal roupa seca
Publicidade

Os tipos de máquina de secar roupa

Como todos os equipamentos existentes no mercado dos eletrodomésticos, estão disponíveis diversas opções de máquinas de secar roupa, incluindo também as máquinas de lavar e secar que podem ser uma opção para quem tem falta de espaço em casa.

Existem três tipos de tecnologia de secagem numa máquina de secar roupa: exaustão, condensação e bomba de calor.

maquina secar roupa siemens

No caso da máquina de secar roupa por exaustão trata-se de um equipamento mais em conta a nível de preço. No entanto, atualmente, existe uma menor variedade no mercado uma vez que estas máquinas necessitam de ter uma instalação própria para ligar o tubo de exaustão para o exterior e são, também, as que possuem o maior consumo energético das três opções.

As máquinas de condensação, de forma simples como explica a Siemens, são capazes de remover rapidamente a humidade da roupa, aquecendo o ar a elevadas temperaturas com um elemento elétrico e fazendo-o circular através do tambor. Após este processo a água é recolhida numa gaveta de condensação e deve ser removida manualmente ou através de um tubo ligado ao esgoto.

t5t4pqpz 1024x571 1 jpg máquina de secar roupa

Já as máquinas de secar roupa com bomba de calor são, das três, as que oferecem a maior eficiência em termos energéticos, recorrendo a uma combinação de tecnologia de aquecimento e arrefecimento para secar a roupa. A bomba de calor produz ar quente que liquefaz o agente refrigerante de forma a gerar calor adicional sem recorrer a mais energia. A humidade é depois removida à medida que o ar é bombeado através de um evaporador e o ar quente restante é armazenado e reutilizado no ciclo seguinte.

Vantagens e desvantagens de cada tecnologia

No momento da compra é importante ter noção de quais são as prioridades de cada consumidor para a máquina de secar roupa.

Sem sombra de dúvida que uma máquina de secar roupa de exaustão deve ser a última alternativa a adquirir. Apesar de serem as mais baratas das três, vão necessitar de uma instalação mais trabalhosa e apropriada de forma a conseguir ter o tubo ligado para o exterior, além de serem as que mais danificam a roupa ao longo do tempo e as que apresentam o maior consumo energético.

thumb maqsecarroupa espaco apertado 800x450 jpg máquina de secar roupa

Se a sua prioridade é o tempo e procura ciclos de secagem mais rápidos ao mesmo tempo que não quer investir tanto dinheiro na compra de uma máquina de secar roupa, então as máquinas de secar roupa de condensação são a solução mais adequada.

Nos casos em existe roupa para secar quase todos os dias e existe, também, uma maior preocupação em proteger os tecidos lavados, então as máquinas de secar roupa de bomba de calor são a solução mais adequada, pois permitem uma secagem com temperaturas mais baixas e uma maior eficiência energética.

Máquinas de lavar e secar

Na categoria de lavar e secar roupa existe ainda os equipamentos 2 em 1, ideais para quem tem falta de espaço em casa. Estes casos são uma solução que tem algumas vantagens e desvantagens associadas a um único equipamento.

Em primeiro lugar o consumidor terá de ter sempre em mente que, em termos de durabilidade do equipamento, estas máquinas vão ser as que, na teoria, vão ter um tempo útil de vida mais reduzido.

maquina lavar e secar roupa hisense

Isto porque tratando-se apenas de um único equipamento, o desgaste vai ser a dobrar por estar a fazer o trabalho de duas máquinas diferentes, a de lavar e a máquina de secar roupa.

Um ponto que deve sempre ter em atenção é que as máquinas 2 em 1 não têm as mesma capacidade para as duas funções, ou seja, uma máquina que lave 8kg por norma vai secar apenas 5kg de roupa, assim como uma de 9kg vai secar 6kg e assim sucessivamente (com algumas exceções).

Estas máquinas oferecem a vantagem de poupar espaço uma vez que vão ocupar o lugar de uma única máquina tradicional sem necessitar de medidas especiais para a colocar.

Apesar de tudo, a classificação energética destes eletrodomésticos necessita de uma atenção redobrada. Fazendo as duas funções, também os gastos são dois, então podemos estar perante um equipamento que tenha uma classificação A na lavagem mas reduza para um E na secagem.

3 31010308 13 06 m hd 495ambs1 s M jpg máquina de secar roupa

Desta forma convém procurar o melhor equilíbrio possível consoante o uso que se vá dar à máquina. Se for maioritariamente para lavar roupa e só de vez em quando para secar, a classificação da lavagem deve ser o foco, se a utilização das duas funções for recorrente então deverá investir um pouco mais para conseguir aumentar a classificação energética de ambas as funções.

Por norma estas máquinas apresentam mais programas de lavagem do que de secagem, o que poderá ser uma desvantagem comparando com as máquinas de secar roupa que permitem escolher programas mais adequados a cada tipo de tecido e utilização.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory